TUPLIPAS ROUUUUUXAS

527 palavras 3 páginas
Provavelmente um dos primeiros casos de crise financeira registrados na história econômica mundial, é o conhecido caso da “Bolha das Tulipas”. Este evento ocorreu na Holanda do século XVII, e foi causadora de muitos estragos na economia daquele país. Muitos estudiosos comparam a “Bolha das Tulipas” com a crise da Nasdaq, a Bolsa das empresas pontocom nos Estados Unidos.
Em meados de 1.500 as tulipas chegaram à Europa vindas da Turquia. Os portos holandeses encheram-se de flores, especiarias e plantas exóticas, em especial as tulipas, as quais tiveram seu cultivo iniciado ali em 1593. No início do século XVII, as tulipas eram muito apreciadas por colecionadores e jardineiros que viam na planta uma beleza sem igual. Por causa deste apreço, a popularidade da tulipa logo tomou forças. Algumas começaram a receber nomes extravagantes e até mesmo de figuras importantes do país. Flores com cores vívidas, linhas e pétalas flamejantes eram as mais procuradas e desejadas.
Rapidamente a tulipa se tornou símbolo de status na sociedade holandesa, um artigo de luxo destinado há poucos. Nobres, mercadores e artesãos disputavam no mercado portuário a aquisição da planta. E quanto mais belas e raras, maior era a competição. Com a demanda pela planta crescendo rapidamente, os preços dispararam. Pessoas começaram a trocar suas posses – terras, animais e casas, por tulipas. Em 1.623 um simples bulbo da Semper Augustus chegou a ser negociado por 1.000 florins. Em um mês era possível que um negociante de tulipas chegasse a ganhar 6.000 florins, uma fortuna comparada à renda média anual da época, que era de aproximadamente 150 florins.
Entre os anos 1635-1636 o preço de 40 bulbos foi de 100.000 florins – o espantoso aqui e até mesmo uma prova da irracionalidade especulativa, era que uma tonelada de manteiga custava cerca de 100 florins. Em 1.637 o bulbo daSemper Augustus atingiu a marca de 6.700 florins – o equivalente a 60 mil dólares. As Bolsas de Valores das mais ricas cidades

Relacionados