Tuning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANNE KAROLINE PEREIRA SILVA
CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – 6º SEMESTRE
TUNING EM BANCO DE DADOS

RESUMO
Os bancos de dados são usados para gerenciar grandes volumes de informações, que geralmente são acessadas por muitos usuários ao mesmo tempo. A maioria das operações nestes bancos de dados devem-se ser atendidas no menor tempo possível. A necessidade de tempo neste caso e aumentada em função dovolume de dados armazenado, quantidade de usuários acessando, hardware utilizado, sistema operacional etc. Para diminuir o tempo de processamento das operações uma alternativa adotada é a otimização do banco de dados.
Este trabalho tem como objetivo introduzir sobre o conceito de tuning, uma técnica utilizada para otimizar consultas em BD quando este apresenta um desempenho menor do esperado.INTRODUÇÃO
Desde que o conceito de Banco de Dados surgiu, nos anos 70 com Edgar Codd, este foi evoluindo ate chegar às formas que podemos encontrar nos dias de hoje.
Atualmente o volume de informação encontrado nas empresas cresce a cada minuto tornando assim necessário investimento de grande porte em armazenamentos de dados, conseqüentemente tornam-se necessários equipamentos e software dequalidade para um melhor resultado produtivo.
Assim como o volume de informação cresce a uma velocidade muito grande a demanda por Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados também cresce rapidamente, pois é através deste software que as empresas obtêm os resultados de pesquisas realizadas.
Logo juntando o crescimento do volume de informação, com o crescimento de volume de dados que estessistemas devem gerenciar, e as complexidades de suas aplicações montam-se um cenário, que para realizar operações, de forma eficiente, sobre estas grandes coleções de dados é uma questão fundamental, já que o desempenho de um SGBD é medido a partir de sua eficiência diante de consultas e alterações.
Na atualidade, encontram-se no mercado diversos sistemas gerenciadores de banco de dados, os quais namaioria dos casos são instalados, configurados e utilizados com todos os seus parâmetros em valores padrões, sem levar em consideração o tipo de aplicação para os quais serão utilizados, o hardware, e até mesmo o sistema operacional.
Sendo assim nem sempre se obterá o melhor desempenho do sistema, dado que, diversos parâmetros podem ser considerados e ajustados em um SGBD. O primeiro passo paraconseguir um desempenho adequado de um sistema de banco de dados é tomar boas decisões durante a realização do projeto. Deve-se ter em mente que várias considerações deverão ser feitas durante a fase de projeto, entre elas: o volume esperado de dados em cada relação do sistema e quais consultas serão realizadas com mais freqüência.
Porém percebe-se que na maioria dos sistemas é que seu realdesempenho só pode ser conseguido após algum tempo de uso, e muitas das considerações que os responsáveis pelos projetos, haviam feito podem mostrar-se incorretas. Portanto, uma fase subseqüente de ajuste do sistema torna-se necessária, com base em dados reais de seu comportamento, com o objetivo de maximizar o desempenho e a estabilidade. Esta fase é chamada de data basetuning ou simplesmente tuning.TUNING
Segundo Ikematu (2003), “tuning é a sintonia ou ajuste de algo para que funcione melhor”.
Já conforme Baptista (2008, p.15), “tuning diz respeito ao ajuste do SGBD para melhor utilização dos recursos, provendo um uso eficaz e eficiente do SGBD”.
Segundo Date (2004), “o Sistema Gerenciador de Banco de Dados é o software que manipula todos os acessos ao Banco de Dados”. O SGBD é umsoftware que funciona como uma interface entre o usuário e o Banco de Dados.
O tuning fornece suporte ao DBA através de um mecanismo que simplifica a analise de desempenho fazendo com que pequenos ajustes afetem significativamente a performace do BD, transformando uma tarefa de alto custo e complexidade em um processo simples e rápido.
Após um banco de dados ter sido desenvolvido e estar em...
tracking img