Tuneis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição

Um túnel é uma passagem, normalmente subterrânea, que possibilita ou facilita o acesso a um determinado local. Podem ser construções realizadas peloser humano ou eventualmente pela própria ação da natureza. No caso dos túneis utilizados para transporte, usualmente ligam duas seções de uma estrada, via férreaou rua, podendo tratar-se ainda de túneis subaquáticos.

Construção

Na construção de um tunel, é normal que se destrua uma parte do maciço para a passagemdo mesmo, sendo que essa destruição deve ser minimizada ao máximo, para que o próprio maciço constitua por si só a estrutura do tunel. A destruição do maciço,provoca não só a grande fragilidade do mesmo, obrigando a um maior cuidado com as águas superficiais e a um gasto maior na contenção do solo, como um gasto deenergia e equipamentos.

Cortar-e-tapar
Método que consiste em realizar escavações, instalar os materiais necessários para a obra e voltar a tapar tudo com terra.Esta não é, porém, uma técnica muito vista actualmente, tendo sido substituída pelas tuneladoras.
Um dos maiores exemplos deste método de construção, é o Metro deLondres, onde os primeiros tunéis foram escavados (por vezes à mão), e depois tapados com terra, no entanto isto levou à destruição de várias habitações equintas.

Bottom-up
A tricheira é escavada, com uma grade de suporte é necessário, e o túnel é construído. O túnel deve ser em um betão pronto, coloca o concretopré-moldado, monta-se os arcos pré-montados; e no final destas fases, a área volta a ser usada. A tricheira é cuidadosamente aterrada e a superfície é reinstalada
tracking img