Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (701 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quando as forças que agem num corpo são nulas, diz-se que o corpo está equilibrado. Nesses casos, há ausência de aceleração, e consequentemente, o corpo não gira em torno de si. Logo, corpos emequilíbrio satsfazem a seguinte equação:
\sum M_H = \sum M_{AH}

Onde MH é a soma das forças que empurram o corpo para o sentido horário (momento horário) e MAH, as que empurram para o sentidoanti-horário (momento anti-horário).


Para calcular cada força individualmente, deve-se desenvolver a equação acima:


\sum M = M_1 + M_2 + M_3 + ... + M_n


Onde


M = F \times d


Em que M é omomento, F a força, e d a distância entre um apoio e a força em questão.

Pelo SI, a força é em newtons e a distância em metros.
Corpos extensos sobre um apoio

Nesses casos, o corpo está emequilíbrio sobre um apoio.
Exemplo 1

Uma gangorra de quatro metros, homogênea e de massa despresível, é sustentada por um apoio, exatamente há dois metros das extremidades. Uma criança A de massa 30kgestá sentada há 2 metros do apoio da gangorra, e uma criança B de massa 40kg está sentada há 1,5 metros do apoio. A gangorra está em equilíbrio, considerando a aceleração gravitacional 10 m/s²?Primeiramente, deve-se verificar cada momento. Enquanto a criança A leva a gongorra a girar a um lado, a criança B leva ao outro. Temos então:
M_{criancaA} = M_{criancaB} \to F_Ad_A = F_Bd_B \to P_Ad_A= P_Bd_B \to m_Agd_A = m_Bgd_B


30 \times 10 \times 2 = 40 \times 10 \times 1,5 \to 600 = 600

Logo, a gangorra está em equilíbrio.
Exemplo 2

Em um salão de festas, há uma mesa de seismetros, sustentada por um apoio localizado exatamente a 3,5 metros da extremidade esquerda, homogênea e de massa A, igual a 20kg. À esquerda do apoio, há vários objetos: um objeto B de 2kg, localizado a1,5 metro do apoio e um objeto C de 1kg, a 2 metros. A 1,5 metro do apoio, à direita, está localizado um objeto D, de massa 10kg. Considere g = 10. Observe que o centro de gravidade da mesa, está...
tracking img