Tudo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (457 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS – CESC
DEPARTAMENTO: FÍSICA E MATEMÁTICA
CURSO: FÍSICA LICENCIATURA
DISCIPLINA: ESTÁTICA, OSCILAÇÕES, GRAVIDADE EMECÂNICA DOS FLUIDOS.
PROFESSORA: CRIS HELLANY
ACADÊMICA: EMANUELL VINÍCIUS SANTOS COSTA
CODIGO: 1153126






ATIVIDADE AVALIATIVA- GRAVITACÃO









CAXIAS/MA
2012
1) - Se aforca de gravidade atua sobre todos os corpos, proporcionalmente as suas massas, por que um corpo pesado não cai mais depressa que um corpo leve?

Resolução:
Isso se deve a aceleração da gravidade eesta não depende da massa dos corpos, o que faz com que eles estejam sujeitos à mesma gravidade.

2) – Como varia o peso de um corpo quando ele percorre a distância da Terra à Lua? E sua massa?Resolução:
O peso vai diminuindo, já a sua massa continua a mesma.

3) – A terra é um esferóide oblato devido ao efeito “ achatador ’’ de sua rotação. Um grau de latitude é maior ou menor nos pólosdo que no equador? Por quê ?

Resolução:
Quanto maior a latitude, mais frio será. E quanto menor a latitude, mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porqueatingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos, pois atingem uma área bem maior.

4) – A lei de gravitação universal exige que os planetas do sistema solar tenham as órbitas conhecidas ? Osplanetas de outra estrela semelhante ao sol teriam as mesmas órbitas?
Sugira fatores que poderiam ter determinado as órbitas especiais conhecidas.

Resolução:
A Lei de gravitação diz que osplanetas são mantidos em órbita em torno do Sol devido a uma forca de atração entre eles e essa estrela.
Para que um satélite de massa m fique em órbita circular de raio d ao redor de um planeta de massaM é necessário que o satélite seja levado a uma região que prevaleça apenas o vácuo, possibilitando que atue unicamente a força peso do satélite nessa região (resultado da interação com o planeta)....
tracking img