Tudo e ao mesmo tempo nada!

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A ECONOMIA

1. Evolução das ciências econômica

A economia é considerada uma ciência social porque a ciência social estuda a organização e o funcionamento das sociedades assim, pode-se dizer que a Ciências Econômicas ocupa-se do comportamento humano, e estuda como as pessoas e as organizações na sociedade se empenham na produção, troca e consumo dos bens e serviços.

2. Problemaseconômicos básicos

A economia estuda a relação que os homens têm entre si na produção dos bens e serviços necessários à satisfação dos desejos e aspirações da sociedade.

Ocorre que as necessidades humanas são infinitas e ilimitadas. Isto porque, o ser humano pela sua própria natureza, nunca está satisfeito com que possui e sempre deseja mais coisas. Por outro lado, os recursos produtivosque a sociedade conta para efetuar a fabricação de bens e serviços, têm caráter finito ou limitados.

Há, portanto, uma contradição, os desejos e necessidade da sociedade são ilimitados e os recursos para efetivar-se a produção dos bens e serviços que devem atendê-los são limitados.

Isso nos leva a seguinte proposição:

Por mais rica que a sociedade seja, os fatores de produção serão sempreescassos para efetivar a fabricação de todos os bens e serviços que essa mesma sociedade deseja. Ela terá que efetuar escolhas sobre quais os bens e serviços deverão ser produzidos, da mesma forma que os homens, contanto com os salários de determinado valor, não pode naturalmente consumir todos os bens e serviços que deseja, devendo escolher entre eles quais poderão adquirir e que estejam aoalcance de sua renda.

Portanto, a ciência econômica é aquela que estuda a escassez ou que estuda o uso dos recursos escassos na produção de bens alternativos.

3. Métodos de investigações na economia

Os métodos científicos caracterizam-se pelo raciocínio lógico e são classificados em indutivos ou dedutivos.

Indutivo

É um método de raciocinar que parte de fatos particulares para sechegar a conclusões gerais.

Dedutivo

É um método de raciocinar que parte de premissas gerais para conclusões específicas.

4. Divisão usual da economia

Microeconomia – preocupa-se em explicar o comportamento econômico das unidades individuais de decisão representadas pelos consumidores, pelas empresas e pelos proprietários de recursos produtivos.

Macroeconomia – estuda ocomportamento da economia como um todo. Estuda o que determina e o que modifica o comportamento de variáveis agregadas tais como a produção total de bens e serviços, as taxas de inflação e de desemprego, o volume total de poupança, as despesas totais de consumo, as despesas totais de investimento, e as despesas totais de governo.

5. Sistema econômico

É a forma como a sociedade esta organizada paradesenvolver as atividades econômicas de produção, circulação, distribuição e consumo de bens e serviços.

6. Fluxos econômicos numa economia de mercado

Numa versão simplificada do funcionamento de uma economia de mercado, há de se distinguir dois agentes econômicos fundamentais: as unidades produtivas ou empresas e as unidades consumidoras ou famílias.

7. Alguns conceitos básicos

7.1.Necessidade Humana

Entende-se por necessidade humana a sensação da falta de alguma coisa unida ao desejo do satisfazê-la.

Além disso, não podemos nos esquecer de que as necessidades biológicas do ser humano renovam-se dia a dia, exigindo da sociedade a produção continua de bens com a finalidade de atendê-las. Paralelamente, a perspectiva de elevação do padrão de vida e a evolução tecnológicafazem com que “novas” necessidades apareçam, a que demonstra o fato do que as necessidades humanas são, realmente, ilimitadas.

Par essa razão sabemos que nem todas as necessidades humanas podem ser satisfeitas. E é esse fato que explica a existência da economia, cabendo ao economista a estudo do modo de satisfazer, tanto quanta possível, tais necessidades.

7.2. Bens e Serviços

De modo...
tracking img