Tudo em dia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS SO – PRIMEIRAS AULAS

1) Quais são os principais tipos de SOs? Cite duas características de cada tipo?

Resposta: Windows e Linux; Windows é o sistema operacional usado em cerca de 90% das máquinas no mundo todo. Lançado em 1985 como um adicional ao antigo sistema MS-DOS, a principal novidade foi uma interface amigável ao usuário, diferente dos sistemas que até entãofuncionavam apenas com linhas de comando; Linux é um sistema operacional gratuito de código aberto, criado em 1991 pelo programador finlandês Linus Torvalds. O Linux foi baseado em outro sistema operacional, o MINIX, um sistema leve e versátil, criado para fins acadêmicos.
2) Aponte os três tipos de sistemas operacionais multitarefas, dê exemplos e discorra sobre cada tipo.

Resposta:Windows XP é um sistema operacional multitarefa que diferente das suas versões anteriores, não depende do MS-DOS, pois é ele mesmo quem se auto gerencia.
Linux, a característica dos sistemas operativos que permite repartir a utilização do processador entre várias tarefas simultaneamente.
IOS, a coisa funciona de maneira bem diferente. Quando você troca de aplicação, o que acontece é queo contexto da sua aplicação é salvo (a página do Safari que você estava vendo por exemplo, ou a tela em que você estava no twitter), e em seguida, a aplicação é colocada para dormir. Assim, quando você voltar para ela, ela vai estar exatamente onde você a deixou.
3) O que são sistemas multiUCP? Quais vantagens em utiliza-los. Dê exemplos.

Resposta: Sistemas com múltiplos processadores. Utilizaçãode duas ou mais UCP interligadas, trabalhando em conjunto. Uma grande característica nos sistemas multiprocessados é a forma de comunicação entre as UCP´s e o grau de compartilhamento da memória e dos dispositivos de I/O.Essa característica distingue os sistemas Multiprocessados em 2 categorias: Fortemente/Fracamente acoplados. Exemplos: Core Duo - Core 2 Duo/Quad - Core i7 e outros.
4) O quesão sistemas MultiUCP fortemente acoplados? Dê exemplos e desenhe o esquema. O que são sistemas MultiUCP fracamente acoplados? Dê exemplos e desenhe o esquema.

Resposta: fracamente acoplados (loosely coupled): cada processador possui sua própria memória e executa seu próprio sistema operacional (Sistema Operacional de Rede) ou parte de um sistema operacional global (Sistema OperacionalDistribuído).
UCP
UCP
Memória
Principal

DISPOSITIVOS
DE E/S
DISPOSITIVOS
DE E/S

fortemente acoplados (tightly coupled): todos os processadores compartilham uma única memória. Estes processadores geralmente são coordenados por um único SO localizado em um outro computador hospedeiro, que se encarrega de distribuir as tarefas entre os processadores e gerenciar a execução.
UCP
UCPDISPOSITIVOS
DE E/S
LINK DE COMUNICAÇÃO
MEMÓRIA
PRINCIPAL

DISPOSITIVOS
DE E/S
MEMÓRIA
PRINCIPAL

5) Como são conhecidos os Multicomputadores?

Resposta: Multicomputador é um computador paralelo construído com múltiplos computadores interligados por uma rede. Os processadores em computadores diferentes interagem passando mensagens. Cada um desses processadores possui a suaprópria memória local.
6) Discorra sobre quatro características dos sistemas monoprogramáveis?

Resposta: Se caracterizam pela execução de uma única tarefa (processo) por vez, sendo que todos os recursos (processador, memória e periféricos) ficam exclusivamente a ela dedicados.
7) Discorra sobre três características dos sistemas multiprogramáveis / multitarefas? Cite 1 SOmultiprogramável/monousuário e cite 1 SO multiprogramável/multiusuário.

Resposta: 1-redução de custos em função da possibilidade de compartilhamento dos diversos recursos entre as diferentes aplicações. 2- redução total do tempo de execução das aplicações. 3- enquanto um programa espera por uma operação de leitura ou gravação em disco, outros programas podem estar sendo processados neste...
tracking img