Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TUBERCULOSE




Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia – UNIC, como critério de avaliação oficial das disciplinas Sáude Coletiva e Metodologia da pesquisa quantitativa.

Orientação: Regina Suzi e Laudileire

Rondonópolis2012/1

JUSTIFICATIVA:
Este projeto de pesquisa tem por finalidade incentivar as pessoas que apresentam sintomas de tuberculose a não ter receio de procurar um posto de atendimento e seguir o tratamento com disciplina. É de grande importância que população esteja informada sobre os exames que devem ser feitos, os locais que sãorealizados e qual a probabilidade de cura e transmissão da doença.

História da Tuberculose

No longo desta pesquisa teremos como finalidade apresentar aos acadêmicos e professores os dados da tuberculose em Rondonópolis últimos 5 anos, entretanto, precisamos descrever a história da mesma e as evoluções sofridas do decorrer da manifestação no Brasil, atéadentrarmos ao assunto com precisão.
A tuberculose é uma doença antiga e comum ainda hoje, estima-se que cerca de 1/3 da humanidade seja infectada pelo Mcobacterium tuberculosis, com mais de oito milhões de casos novos e três milhões de mortes decorrentes da doença por ano.
As migrações também contribuíram para a progressão da doença, juntamente com a ampliação da miséria e má gestão na saúde.
Antesde atingir os homens, eram os animais os infectados; o mycobacterium se desenvolveu até atingir o ser humano.
Entende-se então que a doença foi contraída pela carne ou leite contaminados.
Aos poucos a TB se tornou resistente e a transmissão se deu através da via aérea.
Na antiguidade, apesar de endêmica não era dada como importante e com a expansão comercial, o feudalismo europeu disseminou- sepelo mundo.
Quem ouvira falar da peste branca?
Pois era este o rótulo na Europa, com a urbanização capitalista a epidemia se prolongou, não havendo nenhuma interferência humana em combatê-la.
Os navegantes espanhóis e portugueses introduziram-na juntamente com franceses, ingleses e holandeses a doença no território americano.
Outro fator que favoreceu a progressão da TB foram as migraçõesreligiosas em meio a perseguições e a busca por oportunidades econômicas.

A TB no Brasil também vem da antiguidade em meados do século XIX e início do XX, metade dos enfermos morriam acometidos da doença.
Há relação da bactéria com as más condições de vida e pobreza, ainda hoje os dados revelam que a interferência do meio (populações albergadas indígenas, dentre outros fatores) também influenciano contágio da TB. Segundo a revista de saúde pública:
“[...]Contribuem para esse cenário os bolsões de pobreza, grupos de maior risco (população carcerária, indígenas, população albergada, e outros) e a não execução das ações de controle com qualidade e garantia de acesso.[...]”

SINTOMATOLOGIA

Alguns pacientes podem não apresentar os sintomas ou estes podem ser ignorados por seremparecidos com os de uma gripe. Segundo o Ministério da saúde (2012), alguns pacientes não exibem nenhum indicio da doença, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos ou meses.
Os pacientes com tuberculose apresentam comprometimento do estado geral, febre baixa vespertina, sudorese noturna, inapetência e emagrecimento. Quando a doença atinge os pulmões,o individuo pode apresentar dor torácica e tosse inicialmente seca; e quando produtiva acompanhada ou não de escarros hemópticos. A tosse produtiva é o sintoma mais freqüente da forma pulmonar. De acordo com Bastos, ET AL, 2007, p.47:

Pesquisa demonstram que 11% a 18% dos indivíduos com mais de 5 anos de idade que procuraram unidades primárias de saúde tinham queixas respiratórias, dos quais...
tracking img