Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
APRESENTAÇÃO
O Mycobacterium tuberculosis surgiu há cerca de 15.000 anos atrás, também chamado de bacilo de Koch (BK), pertence ao gênero Mycobacterium. O BK apresenta alto conteúdo lipídico responsável por efeitos biológicos. É um patógeno intracelular que necessita de oxigênio para crescer e multiplicar.
A tuberculose é uma doença infecciosa, transmissível, causada pelo bacilo de Koch. Elapode causar lesões em qualquer parte do organismo humano, mas tem preferência pelos pulmões. A tuberculose continua sendo uma das principais doenças causadoras de altos índices de morbidade* e mortalidade no mundo, especialmente em países em desenvolvimento. Ela é transmitida de pessoa a pessoa, da mesma forma que um resfriado comum, através do espirro, da fala os bacilos são lançados no ar ondepermanecem em suspensão por horas.
Adquirimos a tuberculose através da inalação de um único germe. Entre seus sintomas estão tosse, dor no peito, febre entre outros.
As taxas de cura são superiores a 95%, porém é importante manter o tratamento.

O AGENTE ETIOLÓGICO
O Mycobacterium tuberculosis surgiu há cerca de 15.000 anos atrás, foi detectado em múmias egípcias, o que comprova suaatuação há 3.400 a.C.
Também chamada de bacilo de Koch (BK), por ter sido descrito pelo bacteriologista alemão em 1882, pertence ao gênero Mycobacterium, família Mycobacteriaceae, sub-ordem Corynebacteriaceae, ordem Actinomycetales.
O Mycobacterium tuberculosis é um bacilo reto ou ligeiramente curvo, imóvel, não esporulado, não encapsulado, que mede de 1 a 10 µm de comprimento por 0,2 a 0,6 µm delargura. Sua parede é constituída principalmente por ácidos micólicos, formando uma barreira hidrofóbica* que confere resistência à dessecação, à descoloração por álcool e ácido e a diversos agentes químicos e antibióticos. Uma peculiaridade importante é o agrupamento dos bacilos em forma de ramos alongados e tortuosos, conhecidos como cordas. O BK apresenta alto conteúdo lipídico, responsável porefeitos biológicos como a indução da formação de granuloma*.
O bacilo da tuberculose é um patógeno intracelular aeróbico estrito que necessita de oxigênio para crescer e multiplicar. É considerado parasito intracelular facultativo de virulência variável por sobreviver e se multiplicar no interior de células fagocitárias. Seu tempo de geração é longo, podendo variar de 14 a 20 horas, e dentro domacrófago multiplica-se a cada 25-30 horas.
A DOENÇA
A sua forma mais freqüente é a tuberculose pulmonar. Ela é perigosa principalmente para crianças pequenas e pessoas com sistema imunológico fragilizado.
A probabilidade de uma infecção tuberculosa evoluir para doença tuberculosa é regida por características do bacilo e por fatores imunes do organismo infectado. Rich, por uma fórmula matemáticaem 1951 (FORMULA DE RICH) explicou (Figura 01). Nela, Rich apontava que a probabilidade de uma infecção tuberculosa evoluir para doença é diretamente proporcional ao número de bacilos infectantes, à sua virulência e à reação de hipersensibilidade que ela provoca, e inversamente proporcional às resistências naturais e adquiridas do organismo infectado. A resistência natural é etnicamente definida,enquanto a resistência adquirida é produto de uma infecção tuberculosa anterior, na qual a estrutura antigênica do bacilo tuberculoso (BK) passa a ser conhecida pelo sistema imune, capacitando-o a agir mais rápida e efetivamente em uma infecção subseqüente.
L=(N x V x H)/(R n+a)
Figura 1: Fórmula de Rich_ L: lesão ou doença; N: número de bacilos; V: virulência; H: reação de hipersensibilidade;Rn: resistência natural; Ra: resistência adquirida.
No Brasil e em outros 21 países em desenvolvimento, a tuberculose é um importante problema de saúde pública. Nesses países encontram-se 80% dos casos mundiais da doença. Segundo estimativas, cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, com o risco de desenvolver a enfermidade. Todos os anos são...
tracking img