Tuberculose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmicas:
CLEANE DE SOUZA FEITOSA
ENDRIA KAREM CAMPOS SOUZA
JESSYCA MORAIS ALVES MELO
LIELMA TAVARES ALMEIDA
WALÉRIA MOREIRA DA COSTA TEODORIO


RESUMO
A tuberculose é uma doença grave einfecto-contagiosa causada pelo Mycobacteriuumtuberculosis, popularmente conhecido como bascilo Koch, podendo causar lesões nos pulmões, é transmitido de pessoa para pessoa por via respiratória. Outrofator relevante é que antigamente a tuberculose era considerada uma doença de idosos e acabou por tornar-se mais prevalente em indivíduos jovens entre 25 e 44 anos e também em crianças menores de 5anos. A desnutrição superpopulação, má circulação de ar, e estalações sanitárias poucas higiênicas, que comumente caracterizam os grupos carentes, aumentam a probabilidade de infecções pela tuberculose.As pessoas que vivem em comunidades de baixa renda também são mais atingidas pelos custos ocultos de diagnostico e tratamento da doença e, em consequência, tem menos possibilidade de acesso aosserviços de tuberculose.
Vários autores têm atribuído a propagação galopante da tuberculose à pobreza e ao baixo desenvolvimento socioeconômico. Embora, de modo geral, a saúde das pessoas tenha melhoradomuito nos últimos tempos, o que se observa é que essa situação é privilegio de grupos mais favorecidos economicamente. Populações mais pobres e socialmente desfavorecidas e marginalizadas sãoatingidas de forma intensa e desproporcionada pelas doenças.
A tuberculose e a pobreza assume uma relação bidirecional, pois tanto a pobreza pode estar relacionada às condições precária de saúde, como essaspodem produzir a pobreza, limitando as oportunidades de trabalho e de subsistência formando, assim, um circulo vicioso que tende a piorar.

Palavras-chave: Tuberculose, a má distribuição de renda,exclusão social.


REFERÊNCIAS

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Centro de Referencia Professor Hélio Fraga. Projeto MSH.
Tuberculose Multirresistente – Guia de...
tracking img