Tuberculose: problema nacinal de saúde pública

1162 palavras 5 páginas
1 INTRODUÇÃO

“A tuberculose (TB), é uma doença infecto-contagiosa, causada por uma bactéria, o Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch (BK)”(MINISTERIO DA SAÙDE-2008 pág 10). È uma infecção que atinge principalmente o sistema pulmonar, porém não é restrita apenas a esse sistema, podendo acometer ossos, gânglios linfáticos, rins, meninges, cérebro, dentre outros. È uma doença mais incidente nos Países subdesenvolvidos como o Brasil.

È comumente encontrada em regiões precárias com grandes aglomerados populacionais como a falta de saneamento básico e habitação inadequada, onde coexistem a fome e a miséria. Percebe-se que essas condições contribuem para maior propagação do bacilo, pois por essas pessoas viverem muito aglomeradas aumenta os casos de incidência, no entanto pode acometer também as populações mais favorecidas da sociedade.

“A transmissão da TB ocorre por meio de gotículas contendo os bacilos expelidos por um doente com tuberculose pulmonar ao tossir, espirrar ou falar. Quando essas gotículas são inaladas por pessoas sadias, podem provocar a infecção tuberculosa. A propagação do bacilo da TB está associada principalmente às condições de vida da população, onde esta infecção pode ocorrer em qualquer idade, mais no Brasil, geralmente acontece na infância.” (Ministério da Saúde-2008)

O Bacilo migra ao interior do organismo de uma pessoa susceptível através das vias aéreas superiores, onde ficam inoculadas (infecção tuberculosa), até migrarem para vias aéreas inferiores (traquéia e brônquios), até chegar aos pulmões. Quando atingem aos alvéolos, região de intensa oxigenação, os bacilos se multiplicam, pois são aeróbios, ou seja, possuem uma grande afinidade com o oxigênio e nesta situação a tuberculose é caracterizada como a doença propriamente dita.

Segundo Drauro Barreira Quando os bacilos estão nos alvéolos, o sistema imunológico atua para combatê-los através dos linfócitos e macrófagos formando um granuloma. No entanto

Relacionados

  • MANUAL RECURSOS SAÚDE
    29996 palavras | 120 páginas
  • MANUAL FINANCEIRO
    29951 palavras | 120 páginas
  • mobilidade
    122832 palavras | 492 páginas
  • 26908 Relatorioanual2009 CETENE
    16683 palavras | 67 páginas