Texto "individualista eu"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (838 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia


ATIVIDADE
- LEIA O TEXTO “INDIVIDUALISTA, EU? e:
a) indique porque o individualismo é um produto de
nosso tempo. Contextualize.
b) Por que, para o texto, oindividualismo é
culturalmente provocado e politicamente
conveniente? Você concorda com essa idéia?
c) O que pensam Munõz, Kierkegaard e Nietzsche
sobre o individualismo?Reflita a respeito.
d) O que ele fala sobre a cultura do corpo e a
morte do espaço público. O que você pensa a
respeito?



a) O individualismo predomina hoje em dia porquesomos culturalmente condicionados a agir desta forma. Apesar de que a idéia mais comum sobre individualismo seja negativa , como alguém que só pensa em si mesmo, não se importando com o mundo ou comoutras pessoas, a definição mais pertinente é que são pessoas com dificuldades de relacionamento e isoladas da sociedade.
A preocupação hoje em dia é com o bem individual e não com o coletivo. Nós somoscondicionados a pensar primeiro em que vantagem teremos em uma atitude tomada, e não que bem ela poderá fazer para a sociedade em si. Se trouxer benefícios para ambos, ótimo, mas primeiro tem que nosfavorecer. É uma visão meio calculista sobre nosso modo de pensar ou agir, por isso que se diz que somos culturalmente condicionados ao individualismo.


b) Porque do ponto de vista político paraos governos é conveniente que o individuo cuide apenas de si mesmo e não participe da vida comum da sociedade, deixando isso a cargo deles. Tem um lado bom, pois foi através do individualismo quetivemos varias mudanças incluindo a implantação da constituição dos direitos subjetivos; entre os quais o mais importante é a liberdade individual, ou seja, o indivíduo passou a ser visto como sujeitodotado de capacidade para agir e para pensar por si próprio. Mas também existe o lado negativo que é justamente esse isolamento da sociedade, não se preocupando com o bem coletivo.

c) A professora...
tracking img