Ttrabalho empreendeorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
déias de Novos Negócios - Padaria

Apresentação do Negócio

O pão segue os passos do homem desde a Antigüidade até os dias de hoje. Se no princípio a alimentação básica era a caça e a extração de frutas e raízes, posteriormente ele foi buscar outras formas de saciar a sua fome. A caça foi substituída pela criação de animais e o extrativismo deu lugar à agricultura como principal fonte dealimentação, período em que às sementes de trigo e cevada ganharam maior destaque.
Milhares de anos A.C. já eram feitas broas de farinhas diversas, assadas sobre pedras quentes. No Egito o pão era tido como alimento básico da população, servindo de oferendas aos deuses e até como forma de pagamento. A utilização de fornos de barro e fermentação da massa foi desenvolvida pelos egípcios que otornaram panificáveis.
Mais de 400 padarias existiam em Roma na época do Império de Júlio César, pois significava poder, quanto mais um imperador realizava a distribuição de pães, maior era sua popularidade. Na idade média foram elaboradas na Europa algumas leis e regulamentos, obedecidos pelos mestres – padeiros, como exemplo, o juramento feito em praça pública de manter a qualidade dos pães.
O paísque mais contribuiu para a evolução da panificação moderna foi a França, o pão francês é encontrado em todo o mundo, destacando-se pelas características de ter um gosto suave e crocante.
Hoje em dia, as padarias tradicionais estão dando lugar a estabelecimentos comerciais com um mix de produtos diversificado, desde o início dos anos 90, elas estão se transformando em lojas que pouco lembram ostempos da caderneta, quando as contas do freguês ram anotadas.
Atualmente muitas padarias encontram-se num estágio de transição. Procurando adaptar-se à nova situação.Poderiam ser confundidas com um mini-mercado, uma loja de conveniências, uma delicatessem, uma “boutique” de pães ou tudo isto misturado. Um pouco de cada um, esta é a realidade da “nova padaria”.
Mercado Segundo o Programa deApoio à Panificação - Propan em pesquisa atualizada até março de 2007, atualmente existem mais de 52 mil padarias em todo o país. São cerca de 105 mil empresários atuando junto ao setor que fatura aproximadamente R$34,98 bilhões por ano.
Isto representa uma participação de 36,2% das empresas da indústria de produtos alimentares e 7% da indústria de transformação.
Para os especialistas o mercadode panificação está cada vez mais concorrido em algumas regiões do país devido à mudança no perfil do consumidor, à entrada de novos empresários no setor, dentre outros motivos.

Dados do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de São Paulo-SINDIPAN, revelam que em 1984 estimava-se em cerca de 42 mil as padarias artesanais no Brasil. Em 1994 este número elevou-se paracerca de 60 mil, caindo para cerca de 52 mil nos dias atuais.
A maior concorrência, no entanto, vem dos supermercados, isto porque os pães são utilizados por esses concorrentes somente para atrair a freguesia e fazem isso com a prática de preços especialmente baixos. Segundo o PROPAN as cidades onde a população tem maior preferência pela compra do pão em padaria são:
-Belém: 97,2%
-BeloHorizonte: 93,2%
-Fortaleza: 93,2%
-Recife: 91,8%
-Brasília: 91,7%
-Salvador: 88,4%
-São Paulo: 85%
-Goiânia: 84,3%
-Porto Alegre: 79,5%
-Rio de Janeiro: 70,2%
Nos últimos anos, houve também um aumento significativo no número de padarias, com o acirramento da concorrência em algumas regiões.
Localização
O pão é um alimento consumido por toda a população, contudo a localização dapadaria tem papel fundamental, pois ela é determinante na definição do perfil e características de consumo dos clientes, os produtos que irão procurar e consumir mais, os horários de maior demanda, entre outros fatores importantes.
Para o PROPAN, o principal motivo de escolha da padaria de preferência, pelos clientes de todas as classes sociais, é a proximidade do lar.
Por isso, identificar o...
tracking img