Tsar bomba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Católica de Pernambuco









Tsar Bomba











Tsar Bomba (ou, em russo, literalmente "Imperador das Bombas"). À mais potente arma nuclear foi o nome dado ao maior explosivo nuclear já detonado. Desenvolvido pela União Soviética, a bomba de 57 megatons (equivalente a 57 milhões de toneladas de dinamite) levava o nome-código de “Ivan”, dado pelos seusdesenvolvedores.
A bomba foi testada em 30 de outubro de 1961, em Novaya Zemlya, uma ilha no Oceano Ártico. O dispositivo foi reduzido de seu design original de 100 megatons para minimizar a escala de destruição.
Devido ao seu enorme tamanho a bomba não era prática para propósitos de guerra, e foi criada primariamente para ser usada como propaganda na Guerra Fria. Não há evidências de que nenhumaoutra bomba de poder similar tenha sido feita.
Origens
O Premiê Soviético (Soviete Supremo) Nikita Khrushchov começou o projeto em 10 de Julho de 1961, requisitando que os testes fossem realizados em Outubro do mesmo ano, enquanto o 22º Congresso do PCUS (Partido Comunista da União Soviética) ainda estava em sessão. Este prazo de 15 semanas foi alcançado porque os componentes nucleares necessáriosjá estavam todos à sua disposição.
O termo "Tsar Bomba" remete para a histórica prática russa de construir objetos incrivelmente grandes para mostrar poder. Exemplos incluem o Grande Sino (Tsar Kolokol), o maior canhão do mundo (Tsar Pushka) e o incrível Tsar Tank. Apesar de a bomba ter sido taxada com este nome pelo ocidente (a estrita anti-monarquia da União Soviética não nomearia este símbolodo orgulho nacional em honra de seus mandantes passados), o nome acabou sendo amplamente utilizado na futura Rússia.
Com o nome-código de "Ivan" durante o seu desenvolvimento, a Tsar Bomba não foi feita para o uso bélico prático. Khrushchov (líder da União Soviética depois da morte de Stalin) deu o parecer final para o teste em um momento de grande tensão: o primeiro muro de Berlim havia sidolevantado em agosto de 1961. E mais ainda: a União Soviética havia recentemente encerrado uma moratória de testes nucleares (que durou por aproximadamente três anos), e estava próxima de levar armas para Cuba, o que acabaria levando à Crise dos Mísseis.
Com a palavra na Assembleia Geral das Nações Unidas sobre o teste, Khrushchev usou em seu idioma o termo "mostrar a alguém a mãe de Kuzka's", quequer dizer "Punir". Por causa disso, às vezes a bomba é chamada na Rússia de "'A Mãe de Kuzka's' .
Design
A “Tsar Bomba” era uma bomba de hidrogênio de estágios múltiplos com uma potência em torno de 50 megatons (Mt). O design inicial trifásico (fissão-fusão-fissão) era capaz de liberar aproximadamente 100 Mt, mas o resultado seria um excesso de resíduos e partículas radioativas liberadas naatmosfera. Para limitar os efeitos dos resíduos radioativos, o terceiro estágio, que consistia de uma couraça para a fissão de Urânio 238 (o que ampliava muito a reação, fissionando átomos de urânio com neutrons mais rápidos da reação da fusão anterior), foi trocado por uma de chumbo. Isso eliminou a rápida fissão dos nêutrons resultantes da fusão (estágio 2), de forma que aproximadamente 97% do totalda energia seria resultado apenas do estágio de fusão. Houve forte incentivo para a redução de potência; já que a maioria dos resíduos radioativos resultantes do teste da bomba acabaria chegando ao próprio território soviético.
O Teste
A Tsar Bomba foi levada ao campo de teste por um especialmente modificado avião bombardeiro Tu-95 que levantou vôo de uma base aérea na península de Kola,pilotado pelo Major Andrei E. Durnotsev. O avião bombardeiro foi acompanhado de um avião de observação Tu-16, que coletou amostras do ar e filmou o teste. Ambos os aviões foram pintados com uma tinta reflexiva especial de cor branca para limitar os danos causados pelo calor gerado pelo teste.
A bomba, pesando 27 toneladas, era tão grande (8 metros de comprimento por 2 metros de diâmetro) que as...
tracking img