TRÍPLICE REAÇÃO DE LEWIS EM Homo sapiens, CHOQUE HISTAMÍNICO SOBRE Canis familiares E BRONCONSTRIÇÃO DA HISTAMINA EM Cavia porcellos

1763 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

TRÍPLICE REAÇÃO DE LEWIS EM Homo sapiens, CHOQUE HISTAMÍNICO SOBRE Canis familiares E BRONCONSTRIÇÃO DA HISTAMINA EM Cavia porcellos

TERESINA, MAIO DE 2012
INTRODUÇÃO

A histamina é uma amina biogênica que apresenta diversos papéis fisiológicos e fisiopatológicos nos organismos vertebrados, que variam entre neurotransmissão e neuromodulação, mediador inflamatório e efeitos autacoides nos tecidos (KATZUNG, 2010). É sintetizada a partir do aminoácido l-histidina por descarboxilação catalisada nos mamíferos pela enzima histidina descarboxilase, sendo esta a etapa limitante de sua formação, apresentando um anel imadazólico e um grupamento amino conectados por dois grupos metileno (BRUNTON, 2010). Nos mamíferos, 10% da histamina encontram-se distribuída nos neurônios do SNC e SNE e células enterocromafins-símiles do fundo gástrico (KATZUNG, 2010). Os outros 90% da histamina encontra-se armazenada nos mastócitos e basófilos que povoam o tecido conjuntivo e regiões de mucosas, que têm mais risco de sofrer agressões (ABBAS, 2008).
A histamina é liberadas destes últimos em resposta a ligação de antígenos e imunoglobulinas classe e (IgE) presentes nas membranas dos mastócitos provocando uma reação explosiva, sendo fundamentais na fisiopatologia das reações de hipersensibilidade imediata tipo I (ABBAS, 2008). Os diferentes efeitos da histamina no organismo se dão por sua ligação a seus diferentes subtipos de receptores podendo ser revertido por antagonistas fisiológicos e farmacológicos.
O objetivo dos experimentos é demonstrar as ações da histamina na tríplice reação de Lewis em Homo sapiens; seus efeitos de seus antagonistas sobre o sistema cardiovascular em Canis familiares e na respiração de Cavia porcellos.

Relacionados