Três tipos de dominação legitma

325 palavras 2 páginas
CONCEITO DE DOMINAÇÃO
Para que haja uma organização em um estado, há a necessidade que seja soberana.
Para que isso acontece, ele tem que exercer função dominante sobre todos que nele encontram-se. É necessário entender que qualquer dominação tem por objetivo, adequar a hierarquia e fazer com que o estado realmente funcione para todos. Ter pessoas ou grupos que domine, é compreender que a ordens a ser cumpridas, e deveres a ser SEGUIDOS, porém diante desse estudo de Max weber ninguém será totalmente desfavorecido de direitos. Esses tipos de dominação são reconhecidos como dominação LEGITIMA, por serem reconhecidas por pessoas ou grupos dominados.
Por ser vasta a classe social e diversos grupos, Max weber divide essas dominações em LEGAL, TRADICIONAL E CARISMATICA.
DOMINAÇÃO LEGAL é aquela regida por um estatuto, regras a ser seguidas, direcionado para as relações entre grupos, pessoas e empresas. Onde só haverá modificações seguindo o estatuto. É uma dominação legitima e reconhecida por todos, sabemos que empresas tem soberania sobre seus funcionários, tendo os mesmo que seguir as normas estabelecidas, porém a empresa deve deveres a esses mesmo funcionários.
DOMINAÇÃO TRADICIONAL é uma dominação antiga, baseada em costume, tradicionalista e patriarcal, ex. um Rei que domina seus súditos, é por existir a aceitação em nome de uma tradição reconhecida como válida, pelo status que essa pessoa tem.
DOMINAÇÃO CARISMATICA, essa dominação é baseada em sentimento, devoção, obediência e crença, sendo dispensável qualquer tipo de regra. As principais características são as qualidades dos lideres, que por sua vez, são revolucionários, heróis, possuem uma hábil persuasão. Não há eleição para constituir um líder carismático, sendo ele uma pessoa dotada já com essas qualidades. Essa dominação tem por base a arte espiritual, algo novo, onde o homem busca resposta não encontrada na sua realidade. Esse lidere são revolucionários por opor sobre as ordens estabelecidas. São

Relacionados

  • Responsabilidade socioambiental
    3342 palavras | 14 páginas
  • FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I-RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
    8879 palavras | 36 páginas
  • A VIOLÊNCIA E A VIOLÊNCIA ESCOLAR
    10024 palavras | 41 páginas