trthttht

486 palavras 2 páginas
• 10 Principais causas do endividamento excessivo
01. Má administração financeira
As pessoas não acompanham seus orçamentos, não observam para onde o seu dinheiro esta a ir, não planejam, não acompanham as suas despesas passo a passo. Inevitavelmente acabam por gastar além do que deveriam e poderiam.
02. Inexistência de uma conta reserva
A maioria das pessoas não possui um ‘pé-de-meia’ reservado para situações imprevistas ou emergências. Assim, qualquer facto novo impele as pessoas a usarem o cartão de crédito. E assim, começa um círculo vicioso difícil de sair.
03. Divórcio
Existem algumas questões bem óbvias nesse caso, como pagamento de pensão, redução da renda familiar, divisão de bens. E outros nem tao óbvios. Se houver filhos, então! Desde a competição entre os pais ate a manutenção dos clones: quartos, tv. Jogos, roupas, etc., em duas casas. E isso tudo depois do processo de divorcio em ci, quando o advogado já leva uma boa parte do dinheiro do casal.
04. Doença
O custo de saúde no nosso país é assombroso. Alem dos altos preços dos seguros, há também a questão do preço dos medicamentos. Uma doença inesperada pode arruinar as finanças de uma família e pô-la numa situação insuportável de endividamento.
05. Desemprego
O terceiro ‘D’ das causas de endividamento. Ao lado de divórcio e doença, o desemprego é uma das principais razoes que levam as pessoas a contrair dívidas. Ate mesmo por uma questão de falta de opção.
06. Teimosia em manter o mesmo estilo de vida
No divórcio, na viuvez, na reforma ou no novo emprego que não remunera tao bem quanto o anterior, as pessoas tem dificuldade em viver um padrão de vida abaixo do que estavam habituadas. Então endividam-se, agarrando-se ao passado que quase nunca voltará a existir.
07. Falta de educação financeira
Muitas pessoas não compreendem o funcionamento do dinheiro e do sistema financeiro que a rege. Desconhecem o poder avassalador dos juros. Roubam de si próprios, tosos os meses, quando pagam juros

Relacionados