Trovadorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (605 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trovadorismo
Na Idade Média , meados do século XII, surgiu o movimento literário, chamado de Trovadorismo. Os trovadores eram homens nobres que escreviam músicas. Essas eram acompanhadas deinstrumentos musicais, normalmente, poesias e cantigas. O trovadorismo foi a primeira escola literária portuguesa.

Existem diferentes opiniões a respeito do momento inicial da escola literáriaportuguesa. A 'Cantiga de Guarvaia' ou 'Cantiga da Ribeirinha', de Paio Soares de Taveirós, foi produzida no final do século XII. Por outro lado, há registros de uma poesia mais antiga do que a de Taveirós,como a cantiga “Ora faz host'o senhor de Navarra”, de João Soares de Paiva, na passagem do século XII para o XIII.

Os artistas que não vinham de origens nobres eram denominados de jogral. Os jograiseram de origem popular que compunham cantigas acompanhadas de instrumentos como alaúdes, por exemplo. Havia, também, os menestreis, que eram ao mesmo tempo, poetas, contistas e músicos. Eles começarama ser substituídos pelos trovadores, o que os levou a vida popular.

No período da Idade Média, a influência e o poder do Clero era muito forte. Dessa forma, as poesias e cantigas do trovadorismotinham bases nos valores teocentristas (crença em Deus como centro do universo), uma vez que era a religião quem dava as respostas à sociedade, e não a igreja.

As poesias trovadorescas sesubclassificam em "Gênero Lírico" e "Gênero Satírico". Esses gêneros ainda recebem outra subdivisão, mais específica, que são:
p { margin-bottom: 0.21cm; }
- Gênero Lírico:
 - Cantiga de Amor
 -Cantiga de Amigo
- Gênero Satírico:
 Cantiga de Escárnio
 Cantiga de Maldizer

Nas cantigas de amor, o eu lírico, sempre do sexo masculino, expressava sua angustia por um amor platônico,inalcançável. As poesias e cantigas eram escritas para as damas da corte, sendo o homem sofredor e subordinado. Era comum nas cantigas vir a expressão 'coita', que significava sofrimento por amor.

Nas...
tracking img