Natureza de mercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTRUTURAS DE Mercado





Quando se estuda as diversas estruturas de mercado, ou tipos de concorrência, está-se se fazendo um análise do ponto de vista das firmas. Trata-se, portanto, do comportamento das firmas em relação ao mercado, que acaba por definir a estrutura de mercado em que atuam. Assim, estruturas de mercado são modelos que captam as hipóteses e características que definem osdiferentes tipos de mercados com os quais as firmas se defrontam.





Concorrência Perfeita


Tipo de mercado definido pelas quatro hipóteses de comportamento abaixo:


Infinito número de compradores e vendedores – (Hipótese da atomicidade – price takers) Nenhum vendedor consegue, sozinho, impor seu preço e nenhum comprador individualmente consegue baixá-lo.


Produtos homogêneos - Osprodutos são idênticos, substitutos perfeitos entre si, de forma que o consumidor fica indiferente quanto à firma da qual ele compra seu produto. Sendo assim, “não pode haver preços diferentes no mercado”[1] .


Livre Mobilidade de Recursos - As firmas e a mão de obra podem entrar e sair do mercado livremente, sem patentes e sem quaisquer restrições por parte dos concorrentes.


Perfeito Conhecimento- Os consumidores, os produtores e proprietários dos recursos têm completa informação e conhecimento sobre os preços.


Lucros normais – as firmas, como são tomadoras de preços, não obtêm lucros extraordinários.


A hipótese de que nenhum vendedor consegue sozinho impor seu preço, implica que o preço lhe é dado, isto é, definido pelo mercado e que ele pode vender a quantidade de produto quedesejar a esse preço.


Significa que o vendedor tem que aceitar o preço que o mercado define. Se o preço não for suficiente para gerar uma receita que lhe permita ao menos igualar seus custos de produção ele pode ter que abandonar o mercado.


É muito difícil, praticamente impossível, que o mercado em concorrência perfeita ocorra na prática. De fato, das quatro condições acima, apenas aprimeira é facilmente observável. Qualquer estrutura de mercado, inclusive as de concorrência imperfeita que serão tratadas na seqüência, têm um grande número de compradores. Mas somente o mercado em concorrência perfeita tem um infinito número de vendedores. Na prática, as demais condições encontram grandes obstáculos para a sua plena aplicação.


Crítica à Condição da Homogeneidade dos Produtos. Cadavez mais os produtos são diferenciados nos mercados. Não apenas apresentam características diferentes, como aroma e sabor por exemplo, mas principalmente usos e aplicações cada vez mais diversos, tornando-se cada vez mais heterogêneos. Produtos de beleza, higiene pessoal e limpeza enquadram-se neste último caso.O uso intensivo do marketing desempenha um papel importante ao ressaltar aspectosdiversos para usos e aplicações “diferentes” dos produtos. Campanhas publicitárias procuram influenciar a escolha do consumidor fazendo apelo a elementos de ordem psicológica. O consumidor é convencido de que se tornará mais saudável, que poderá enriquecer, ter maior status social ou melhorar sua aparência física se consumir um determinado produto ou serviço.


Crítica à Condição da Livre Mobilidade deRecursos. A total mobilidade geográfica do trabalho encontra algumas barreiras na prática. Caso haja insuficiência de mão-de-obra num determinado mercado que opera sob condições concorrenciais, haverá elevação de salários até o ponto necessário para atrair mão-de-obra de outras regiões. Da mesma forma, se uma determinada região estiver carente de mão-de-obra especializada, não sendo encontradamesmo em outros mercados, então o mercado em concorrência perfeita será capaz de prover os meio para capacitar a mão-de-obra necessária para exercer esta função. Estas condições têm sua validade mas não se aplicam a todo e qualquer caso. É bem provável que uma ou mais firmas, atuando em concorrência perfeita mudem-se de localidade se o mercado local não for capaz de lhes oferecer mão-de-obra a um...
tracking img