Trote

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (877 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trote na universidade

Luis Carlos Giarola

1

2

A violência no escárnio do trote tradicional (um estudo filosófico em antropologia cultural). Santa Maria-RS: Universidade Federal de SantaMaria, 1993. 45p.

O trote rotineiro, admitido pelos estudantes, em geral traduz uma concepção de brincadeira e zombaria, na qual se garante fundamentalmente que o veterano se divirta. Na minhaexperiência, de calouro a veterano, o trote foi uma ocorrência muito marcante. Como bixo, passei por muitas situações de apuro, curti bastante adrenalina, auto-afirmei-me com meus colegas e escapei detodas as modalidades que na época eram temidas. Fui o que se costuma denominar um "bixo esperto". Alguns não passaram tão ilesos assim... Já veterano, queria dar trote, divertir-me com a cara dos bixos,mas ... meu desempenho deixou a desejar: não conseguia assustar, subjugar, ou zombar de um bixo com a criatividade e a desenvoltura de outros veteranos (aos quais, nessa época, eu no fundo atéadmirava). Os trotes-aberrações (aquelas modalidades que ninguém assume a autoria ou sua defesa perante autoridades, mas que, pelo contrário, condena-as e as atribui a pessoas descontroladas e/ou a veteranosde outros cursos) constituem outra esfera de problema, porque aqui se entrecruzam reminiscências de outras injustiças da sociedade, despertam indignações e clamores por punições, não havendosustentação assumida para sua ocorrência. Há relatos de atrocidades no trote desde a Idade Média e suas origens remetem a vários aspectos da relação entre as pessoas, estando bem analisado na monografia de PauloDenisar Vasconcelos 2. Nesse livro, citamse dois casos de óbitos de universitários brasileiros em situações de trote:

1 Médico, professor do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicinade Botucatu - Unesp. Presidente da Comissão de Assuntos Estudantis/FMB.

agosto, 1999

127

DEBATES

Carlos Alberto de Sousa (20 anos -Jornalismo/Universidade de Mogi das Cruzes-SP -...
tracking img