Trombose venosa profunda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.E,P. JOSÉ MARIA FALCÃO
CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM




FRANCISCA ADRISMARA LOPES DE LIMA




TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: CONHECENDO E APRIMORANDO CUIDADOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEM















PACAJUS-CE
2013
FRANCISCA ADRISMARA LOPES DE LIMA






TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: CONHECENDO E APRIMORANDO CUIDADOS DA EQUIPE DE ENFERMAGEMTrabalho de Conclusão de Curso submetido à Coordenação do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, como requisito parcial para obtenção de Título de Técnico de Enfermagem.


Orientador: Profa Débora Fernandes Albuquerque.








Pacajus

2013Dedico este trabalho primeiramente a Deus por me premiar com uma vida cheia de oportunidades, e os meus pais, por todo incentivo e apoio. Oportunidades profissionais e de conhecer pessoas fundamentais na minha formação como meus professores; a Liduina, Aline e meus orientadores de estágio Raquel, Precila, Maria José, Ana Paula,Valdiléia e especialmente a minha orientadora Débora. Há todos um muito obrigada.


SUMÁRIO

1. INRODUÇÃO............................................................................................. 5
2. OBJETIVOS............................................................................................... 7
2.1OBJETIVOGERAL
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. REVISÃOLITERÁRIA...................................................................................8
3.1.Epidemiologia
3.2. Etiologia e fisiopatologia
3.3. Sinais e sintomas..
3.4. Fatores de Risco
3.5Tratamento
4.CASOCLÍNICO...............................................................................................16
4.1.Anamnese
4.2.ExameFísico
4.3.Plano de Cuidados......
3. CONSIDERAÇÕESFINAIS........................................................................18
4. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA................................................................19




1.Introdução


A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença de ocorrência multidisciplinar, caracterizada pela formação de trombos de forma oclusiva total ou parcial, em veias do sistema venoso profundo, e frequentemente relacionadaa diversos fatores de riscos, que podem promover seu aparecimento súbito em pacientes hígidos ou como complicação clínica e/ou cirúrgica.
Várias enfermidades acometem os vasos sangüíneos em vários pontos do imenso sistema circulatório. A trombose venosa profunda ou superficial acomete muitos pacientes principalmente os que ficam acamados ou apenas imobilizados por um período que podevariar de paciente para paciente. Esta diminuição do fluxo sangüíneo na região acometida, além de favorecer o aparecimento de infecções locais, pode dificultar a cicatrização de feridas e até o aparecimento, em alguns casos, a saída deste trombo da sua região de origem e tomar a circulação (embolia), podendo se fixar em outra localidade. Quando o êmbolo caminha até a circulação pulmonar, podedesencadear uma síndrome respiratória que, em muitos casos, caminha inexoravelmente a uma
complicação do quadro clínico podendo até levar a morte do paciente. Todas as doenças ocasionadas por trombose e embolia são denominadas tromboembólicas. Sua repercussão vai depender da intensidade do fenômeno, do acometimento arterial ou venoso, calibre do vaso afetado e função do órgão acometido (NEY, 1999).A maioria dos casos de TVP não apresentam nem sinais nem sintomas, devido á rica rede de colaterais da circulação venosa.Porém,um paciente que apresenta edema inexplicado de apenas um membro,especialmente quando vai até sua raiz,tem TVP até que prove o contrário. Os sintomas clássicos da TVP são: edema mole,aumento da temperatura,dor á palpação.O sinal de Homans, que consiste em um...
tracking img