Trololol

804 palavras 4 páginas
CONFIDENCIALIDADE

Artigo de PATRICIA PECK PINHEIRO, advogada especialista em Direito de Informática publicado no seu site www.pppadvogados.com.br.

“Teu segredo é teu prisioneiro. Uma vez libertado, volta contra ti e te aprisiona”
Provérbio Oriental

Desde as batalhas mais antigas até as recentes, inúmeros fatores mudaram, as comunicações, as armas, transportes até mesmo o confronto é diferente, antigamente o combate era corpo a corpo hoje é a distância. Mas, um fato jamais será modificado, a importância da Informação.
Quanto mais seu inimigo souber sobre você, maior são as probabilidades da sua derrota.
A utilização de manobras militares nos negócios não é nenhuma novidade, basta observarmos a enorme quantidade de obras sobre Sun Tzu (A arte da Guerra) e Administração de Empresas. Entretanto só recentemente as empresas vêm dando a devida atenção às suas informações.
Portanto dentro da “guerra” nos negócios é fundamental proteger a informação (atualmente considerado ativo intangível) dos seus concorrentes.
Faz-se mister salientar que a informação é um ativo e aqueles que a manipulação não são os proprietários, portanto a informação pertence ao empregador ou empresa.
A segurança da Informação visa preservar três atributos: a) confidencialidade, matéria deste texto, b) Integridade e c) disponibilidade.
Confidencialidade segundo Marcos Sêmola “é a proteção de acordo com o grau de sigilo de seu conteúdo, visando a limitação de seu acesso e uso apenas às pessoas para quem elas são destinadas”.
Na busca pelo resguardo desse ativo três dispositivos são utilizados:
• Política de Segurança da Informação;
• Classificação da Informação; e
• Cláusula de Confidencialidade, Termo de Confidencialidade e Non Disclousure Agreement (NDA).
Política de Segurança determinará como será feita classificação, quais níveis de informação (pública, privada, confidencial), como será rotulada a informação e até mesmo como cada tipo de informação deve ser manuseada.

Relacionados

  • Trololol
    1642 palavras | 7 páginas