Trocadores de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6960 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TROCADORES DE CALOR

PONTA GROSSA
2012


TROCADORES DE CALOR

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de Conhecimento do Curso Técnico em Eletromecânica do SENAI- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Orientador: Profº. Laercio dos Santos

PONTA GROSSA
2012

ÍNDICE

1-Trocadores de calor
1.1-Definição
2- Classificação
2.1-Classificaçao de acordo comos Processos de Transferência
2.2-Classificação de acordo com o tipo de construção
2.2.1-Trocadores Tubulares
2.2.2-Trocadores de Calor Tipo Placa
3- Funcionamento
3.1- Princípios de Funcionamento
3.2- Trocador de Calor Casco-Tubo
3.3- Trocador de Calor Tipo Placas
4-Problemas e Soluções
4.1- Problemas mais Comuns de Trocadores de Calor
4.1.1- Carga Excessiva
4.1.2- QuestõesIncrustantes
4.1.3-Perda de Pressão de Fluxo
4.1.4- Falhando Equipamentos Trocador de Calor
5-Instalação
5.1-Entrada em Operação
5.2- Manutenção
5.3-Limpeza
5.4-Procedimento Geral para Montagem e Desmontagem do Conjunto
5.5- Procedimentos Gerais para Armazenagem
5.6- Reparos
5.7- Inspeção de Equipamentos em Operação
6-Consideções finais




INTRODUÇÃO

Trocador de calor é umequipamento bastante utilizado em indústrias, com a finalidade de realizar trocas térmicas entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Seu tipo mais simples consiste de um recipiente onde se coloca uma substancia quente e outra fria, que logo são misturadas. Nesse sistema, ambos adquirem a mesma temperatura final, caracterizando o equilíbrio térmico. Já a quantidade de calor que foi transferidapoder ser calculada a partir da igualdade entre a perda de energia do fluido quente e a energia ganha pelo fluido frio.
Existem particularidades desses equipamentos. Sendo os mais comuns aqueles que os fluidos se encontram separadamente um do outro por meio de uma parede, através da qual o calor é emitido.
Há outras finidades desses equipamentos, porém com o mesmo princípio de funcionamento, atransferência de calor. Este processo é comum em muitas aplicações no ramo da Engenharia, como por exemplo, na refrigeração e condicionamento de ar, ou na produção de energia, recuperação de calor em processos químicos. Como conseqüência, seu desenvolvimento tem longa história e ainda em continuo aprimoramento, baseando-se na crescente preocupação pela conservação da energia e preservação ambiental.
Odesenvolvimento do trocador de calor, envolvendo seu dimensionamento e especificação para realizar com eficiência e economicamente uma determinada operação, é um tanto complicado por ter tantas variáveis que interferem no sistema como: pressão, velocidade, vazão, compatibilidade, sendo realizadas constantemente manutenções para não ocorrer problemas em seu funcionamento, onde técnicosespecializados e bem equipados dando prosseguimento ao desempenho do trocador de calor












1 Trocador de calor
1.1 Definição
Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento deambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico. Em virtude das muitas aplicações importantes, a pesquisa e o desenvolvimento dos trocadores de calor têm uma longa história, mas ainda hoje busca-se aperfeiçoar o projeto e o desempenho de trocadores, baseada na crescente preocupação pela conservação de energia.
Os trocadores ou permutadores decalor do tipo tubular constituem o grosso do equipamento de transferência de calor com ausência de chama, nas instalações de processos químicos.
Os mais comuns são os trocadores de calor em que um fluido se encontra separado do outro por meio de uma parede, através da qual o calor se escoa, estes tipos de trocadores são chamados recuperadores. Existem várias formas destes equipamentos, variando...
tracking img