Trocadores de calor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ETS – ESCOLA TÉCNICA DE SAÚDE
WITANGLEI FEITOSA FERRAZ
GP4-2010
TCC










Permutadores ou Trocadores de Calor na Indústria de Petróleo
















01/2012
Resumo

Neste trabalho é apresentados os tipos de Permutadores ou trocadores de calor utilizados no processo de refino de petróleo, tais como duplo tubo, casco e tubo, tampa flutuante e de tubos emU, sendo o de casco e tubo o mais utilizado, pois apresenta amplas faixas de vazão, temperatura e pressão. Quanto à escolha do fluido, cada tipo de trocador está construído trabalhar com determinados tipos, tendo em vista que não regras para qual tipo de fluido deve passar nos tubos, mas fluidos com propriedades semelhantes devem passar os que possuem propriedades semelhantes relativos a pressão,temperatura e corrosão, pois assim evita o acúmulo e deposição de materiais não desejados afim de não comprometer a troca térmica. O processo de limpeza de um trocador pode-se dar por água em contracorrente com o equipamento em operação, a vapor, este processo requer o trocador fora de operação, processo de hidrojateamento com alta pressão, além de limpeza química com a utilização de um ácidoconjuntamente com um inibidor de corrosão no lado dos tubos e do casco.













































SUMÁRIO


Introdução............................................................................................................................4Desenvolvimento..................................................................................................................4

Conclusão.............................................................................................................................10

Bibliografia..........................................................................................................................11Introdução

Trocadores de calor são dispositivos que permitem a troca de calor entre dois fluidos que estão a diferentes temperaturas. Na indústria petrolífera, são utilizados para a quebra de emulsões entre o petróleo e água, resfriamento de gases advindos de um processo de compressão, condensação e aquecimento de mistura em uma torre de destilação (SANT’ANNA, 2005).
Os trocadorespodem ser classificados pelo tipo de serviço que realizam dentro de um processo cuja referência é o fluido principal. (ARAÚJO, 2002). Dentro dessa classificação, em uma refinaria de petróleo, incluem-se os trocadores/recuperadores, condensadores, resfriadores e aquecedores (REIS, 2002). De acordo com as características construtivas do trocador, ele, também, pode ser classificado como duplo tubo,casco e tubo, tampa flutuante e de tubos em U (ESSEL, SD; REIS, 2002).
A escolha do fluido não possui regras pré-estabalecidas, uma vez que o permutador está projetado para receber determinados líquidos no tubo e no casco (REIS, 2002).
A eficiência de um trocador está relacionado a higiene do tubos, pois durante o processo operacional há deposição de diversos tipos de detritos e incrustação quepor sua vez prejudicam as trocas de calor bem como queda na pressão do fluido (REIS, 2002).

Desenvolvimento

O ponto de partida para o projeto térmico de um trocador de calor está exatamente em se determinar as condições de processo as quais estará submetido o trocador (ESSEL, SD).
Os trocadores de calor são designados por termos correspondentes às modificações que realizam nascondições de temperatura ou estado físico do fluido de processo. No caso de o equipamento operar com dois fluidos de processo, prevalece se possível, a designação correspondente ao serviço mais importante (GANGHIS, SD).
As temperaturas de operação dos fluidos são determinadas pelo projetista no qual se incumbe a responsabilidade da operação (ESSEL, SD). No caso do fluido principal, as...
tracking img