Tribunas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Encarnação

Amália era uma das maiores belezas da corte do Rio de Janeiro e pretendentes não lhe faltavam, mas ela tinha uma verdadeira desilusão quanto ao casamento, preferindo inúmeras vezes a vida de solteira. Sua alma ainda não se desligara da infância e por muitas vezes, com suas bonecas ainda presentes em um canto do seu aposento, simulava as quadrilhas que tinha vivido durante a noite nosalão.

Como vizinho tinha o chamado Hermano, um homem extremamente reservado e que tinha muitas variações de humor. Ora agradavelmente na rua cumprimentava a seus conhecidos e amigos e ora se fechava em uma espécie de melancolia reservada em que não se mostrava nem minimamente sociável. A casa em que vivia estava sempre fechada e com a pintura desgastada. Vivia ali apenas com seus empregados euma espécie de mordomo, Abreu.

Amália veio conhecer a história de Hermano por intermédio de seu amigo, Henrique Teixeira. Acontecia que Hermano fora casado com uma moça chamada Juliana, o casamento surpreendeu a todos já que a moça não era nem bela nem freqüentadora da sociedade e poucos eram os que a conheciam. Mas os dois se casaram e o elo entre eles era de um amor extremo e profundo. Omínimo de tempo separados lhes provocavam uma dor inestimável. Hermano até brincava que não possuíam filhos porque se amavam de tal forma que não aceitavam ceder parte deles para que um novo ser, fruto de seu amor, nascesse.

E depois de alguns anos, poucos para eles, Juliana finalmente engravidou e nesse estado faleceu junto ao feto. Daí em diante Hermano se tornou o homem que era, chegava a nãoquerer conhecer e conviver com aqueles que não tinham se relacionado com a esposa enquanto era viva. Nessas circunstâncias, ele passou a viver em uma espécie de alucinação em que vivia trancafiado em casa vivendo com a lembrança da esposa, que ele sentia junto a ele.

Assim Amália conheceu a história de seu vizinho e nasceu nela um íntimo interesse sobre ele. Passava longos momentos observando acasa vizinha e tentando lembrar-se da vez que, quando criança, esteve escondida ali os observando. Foi assim que ela se sentiu como irmã de Juliana e a cada momento se prendia mais à historia dos vizinhos.

Em dado momento, quando pôde observar a casa vizinha, viu Hermano junto a uma mulher que em um dia estava deitava no tocadoro e em outro sentada. Isto despertou sua raiva por Hermano. Tomavaas dores da falecida esposa que, em sua visão, estava sendo traída.

A tudo isso, a mãe dela e Henrique Teixeira já tinham chegado até a cogitar um casamento entre a menina e Hermano, visto que ela se interessava tanto pela casa vizinha. Mas o plano de ambos logo se findou.

Finalmente chegou o momento em que se conheceram. Amália tocava piano e a sua voz chamou Hermano até a janela. Nesseprimeiro encontro a menina teve como reação fechar a janela, pois ainda se aborrecia da imagem que teve de o ver com outra mulher, traindo Juliana. Depois, ela percebeu que sua voz o atraía e assim talvez pudesse impedí-lo te estar com outra.

Foi assim que em pouco tempo Hermano passou a freqüentar a casa de Amália e os dois logo se prendiam em conversas fúteis a sós em um canto da sala. Como umapossível viagem de Amália e sua família a Europa se aproximava – viagem proposta apenas para retirar a menina da melancolia em que vivia – Hermano foi falar ao pai da moça. Todos esperavam um pedido de casamento, no entanto, como teve que esperar por dois minutos no gabinete do pai dela, sua coragem se dissipou frente à lembrança de Juliana.

A conseqüência desse pedido não feito foi o rompimentodas ligações. Porém, poucos dias após tal fato, Hermano escreveu uma carta pedindo a mão da menina em casamento. Amália demorou alguns dias pensando em sua resposta, temia que a ligação que Hermano tinha com sua esposa pusesse em sacrifício a vida dos dois: a dela, por não poder ser amada realmente e muito mais a dele, que se sentiria impuro por “trair” sua esposa.

Mesmo com muitas dúvidas,...
tracking img