triangulo culinpario

1062 palavras 5 páginas
Os hábitos alimentares estão presentes por toda sua obra. Sobretudo em “Mitológicas” (escrito entre 1964 e 1971), em que analisa 813 mitos de diferentes povos indígenas do continente americano, definindo seu grau de desenvolvimento a partir do uso dos alimentos – o “cru” (natural), transformado em “cozido” (culturais), que depois volta à natureza sob a forma de “podre”, em uma relação que denominou “triângulo culinário”. O trabalho é dividido em quatro volumes. “O Cru e o Cozido” (vol. I) fala da origem da culinária, do fogo, da cocção dos alimentos, da carne de caça, das plantas cultivadas.
“A vida civilizada não requer apenas o fogo, mas também as plantas cultivadas que esse mesmo fogo permite cozinhar”; e assim “começamos a compreender o lugar realmente essencial que cabe à culinária na filosofia indígena: ela não marca apenas a passagem da natureza à cultura; por ela, e através dela, a condição humana se define com todos os seus atributos, inclusive aqueles que – como a mortalidade – podem parecer os mais indiscutivelmente naturais”. “Do Mel às Cinzas” (vol. II) trata das origens e do uso do mel e do tabaco, no livro representado por “cinzas”. “A Origem dos Modos à Mesa” (vol. III) fala de receitas, dos modos de consumo, das regras de educação – próprias não apenas do ato de comer, mas também do viver em sociedade.
“Saber portar-se à mesa é saber portar-se socialmente”, e isso diz comparando as figuras da canoa (que aproxima culturas distantes) e do fogo (essencial na formação cultural de um povo). Finalmente, em “O Homem Nu” (vol. IV) ensina que “dentre todas as técnicas culinárias, o forno de terra se apresenta como a que manifesta de modo mais pleno uma homologia formal e íntima entre a infra-estrutura e a ideologia … a cada vez que é acendido, ele comemora majestosamente o conflito inicial, imagem antecipada de todos os que viriam a seguir, e cujo resultado foi a conquista do fogo”. Depois confessaria que essa obra “mobilizou meu espírito, meu tempo,

Relacionados