Sintese Jafar Jafari e Ritchie Síntese Jafar Jafari “Framework for tourism education”

627 palavras 3 páginas
Nome: Daniela de Fátima Tolentino Pereira

Síntese Jafar Jafari “Framework for tourism education”
A necessidade de identificar os limites disciplinares do turismo e seus blocos de construção é uma condição necessária da educação de turismo. Para fazê-lo, é preciso ter uma definição de trabalho do turismo. Durante últimos anos, foram feitas tentativas para definir turismo e discutir algumas das suas principais preocupações, mas ainda não há nenhuma definição universalmente favorecida de turismo. A maioria das definições recentemente desenvolvidas busca uma holística apresentação do turismo. Por exemplo, “Turismo é um estudo do homem longe de seu habitat habitual, da indústria, que responde à suas necessidades, e dos impactos que ele e a indústria em os ambientes de hospedeiro sóciocultural, econômico e físico”.
No texto “Framework for tourism education”, escrito por Ritchie em parceria com Jafar Jafari, os autores preocupam-se em delimitar o campo de sua inserção acadêmica até o nível do detalhamento conceitual. Para eles, o turismo é entendido conforme a definição feita por Jafari “Turismo é o estudo do deslocamento humano para fora de seu hábitat usual, da indústria que responde por suas necessidades e dos impactos que ambos, ser humano e indústria, exercem nos ambientes sociocultural, econômico e físico” (Jafari e Ritchie 1981, p. 15). Os usuários da indústria turística podem ser denominados visitantes, hóspedes, viajantes ou turistas, já que são os termos mais populares.
Os autores entendem que o turismo deve se valer de algumas disciplinas básicas para seu estudo: economia, sociologia, psicologia, geografia e antropologia. Jafari preocupa-se em fazer um esquema dos cursos específicos oferecidos pelos centros de estudos turísticos e sua disciplinaridade correspondente. Essas disciplinas não deveriam ser oferecidas em grades, como prateleiras que contêm produtos diferenciados ou um amontoado de fragmentos em que, talvez, surja o ensinamento do turismo. Esse

Relacionados

  • sintese jafar jafari
    731 palavras | 3 páginas