trgrrt

2384 palavras 10 páginas
Introdução
O solo é um recurso natural vital para o funcionamento do ecossistema terrestre e dos ciclos naturais. Apresenta inúmeras funções - uma delas é atuar como um filtro, graças a sua capacidade de depurar grande parte das impurezas nele depositadas; ele age também como um “tampão ambiental”, diminuindo e degradando compostos químicos prejudiciais ao meio ambiente. Essa capacidade de filtração e tamponamento, no entanto, é limitada, podendo ocorrer alteração da qualidade do solo em virtude do efeito acumulativo da deposição de poluentes atmosféricos, da aplicação de defensivos agrícolas e fertilizantes e da disposição de resíduos sólidos industriais, urbanos, materiais tóxicos e radioativos. O solo é um meio muito frágil que se mantém num equilibrio instável que pode ser alterado com uma grande facilidade, tanto a partir de agentes naturais como agentes induzidos pela actividade humana. Estes agentes levam a uma alteração que provoca desde o desaparecimento do próprio solo até às poluições leves ou de carácter irreversível.

.

João

A origem da poluição do solo pode se denominar por dois tipos :
Poluição de origem urbana: A contaminação do solo nas grandes cidades se dá principalmente pelo acúmulo de lixo em áreas de descarte, os chamados resíduos sólidos urbanos. Resíduos depositados sobre o solo sofrem um processo de lixiviação, pelo qual metais pesados e outros produtos perigosos são levados para dentro do solo.

Poluição de origem agrícola : A contaminação do solo, nas áreas rurais, dá-se sobretudo pelo uso indevido de defensivos e por adubação incorreta ou excessiva. Restos de cultivo e resíduos orgânicos de origem animal também podem ser poluentes, se mal manejados.
Os perigos da poluição do solo Não só os ecologistas, mas autoridades e todo cidadão devem ficar atentos aos perigos da poluição que colocam em risco a vida no planeta Terra.

O lixo
No início da história da humanidade, o lixo produzido era formado basicamente de

Relacionados