Treinamento e desenvolvimento - t&d e avaliação do desempenho humano - adh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

Antigamente, muitos processos e tarefas eram executados sem que houvesse a necessi- dade de haver um treinamento específico para tal fim. Atualmente, entretanto, é muito difícil para qualquer tipo de organização - principalmente para uma empresa, independentemente de seu porte - não ter seu pessoal apto a fazer certos processos e utilizar certas técnicas e tecno-logias, pois muitas necessidades cresceram ou se modificaram de tal forma que não podem mais ser executadas sem que haja um treinamento específico. Com a evolução de muitos equipamentos (em especial os computadores e seus derivados), muitas outras necessidades foram criadas, por conveniência ou como conseqüência de tal evolução.
Há aqui uma mudança especial na forma de utilização de certosutensílios. Por exemplo, hoje, o computador (e suas variações) é uma ferramenta útil nas mais diversas e distantes tarefas, e em níveis muito mais acessíveis do que há anos. Isso gerou a necessi- dade das pessoas saberem manejar essa ferramenta de uma forma que elas possam obter os resultados aceitáveis.
Há, portanto, uma necessidade muito maior de que haja um treinamento queprocure sanar essas dificuldades e falhas antigas, além de habilitar as pessoas a usarem as novas necessidades e técnicas, ferramentas e utilitários. Hoje sabe-se que o ensino é uma comuni- cação, uma transmissão, e que para ela realizar-se é importante que seja clara, ordenada, que esteja sempre atenta ao receptor, preocupada realmente em chegar até ele. E é através do ensino que o treinamento é feito.Entretanto, para que um treinamento seja realizado com sucesso, é necessário que haja uma programação prévia de todos os aspectos envolvidos em tal processo. É neste ponto que a seleção de métodos e técnicas de treinamento torna-se uma necessidade fundamental.
O investimento nessa área é revertido em grandes benefícios para as empresas, espe- cialmente no tocante àprodutividade, além de garantia de profissionais mais capacitados para o exercício de suas funções, o que também lhes garante maior segurança e confiança para execução de suas funções.
A avaliação de desempenho é a maneira pela qual a organização pode medir o grau de contribuição dos colaboradores na execução de seus trabalhos, podendo comparar o resultado das ações praticadas pelo mesmocom as expectativas da empresa.
A avaliação do desempenho é uma sistemática apreciação do Comportamento das pessoas nos cargos que ocupam, pois no cotidiano em que vivemos a todo o momento esta- mos sendo avaliados pelo o desempenho das coisas que nos cercam; onde nosso maior obje- tivo é desenvolver habilidades para um bom atendimento através de conhecimentos e vivên- cias, buscandoalcançar a satisfação da população que nos rodeia.
As empresas, não importando qual seja o seu tamanho e áreas de atuação, devem so- breviver ao grande desafio que é desenvolver a qualificação e o potencial de seus colaborado- res para a obtenção de melhor desempenho, aceitação de maiores responsabilidades e compro- metimento com os resultados. Estes movimentos podem levar as condiçõesmais favoráveis ao aprimoramento da qualidade e a uma maior interação com o mercado e, ainda, a um rela- cionamento mais eficiente com o cliente.
A questão da Avaliação de Desempenho para efetivar a dinâmica de uma negociação se torna mais relevante à medida que é pensada na expectativa de que ela seja realmente efici- ente para a empresa e que os resultados obtidos aperfeiçoem arelação entre comerciantes e clientes, ou seja, a satisfação destes refletindo em maior procura e, conseqüentemente, em maior lucro.
Sob este ponto vista o ponto de partida para o lucro certo se caracteriza nas relações humanas desempenhadas no ambiente de trabalho. Por isso, é que todas as ações na Avaliação de Desempenho ficam dependentes das ações das pessoas envolvidas no processo e...
tracking img