Treinamento para uso do spss

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO PARA USO DO
SPSS - Statistical Package for the Social Sciences

PARTE I

Profa. Patrícia Sorgatto Kuyven


1. ENTRADA DE DADOS

1. Digitação direta no SPSS


Data View ( Planilha em que os dados são digitados, cada coluna representa uma variável (questão) e cada linha representa um caso da amostra.
Obs.: quando uma questão é do tipo “resposta múltipla” epretende-se cruzar todas as respostas com outras variáveis da base de dados, deve-se alocar, na planilha de digitação dos dados, um número de colunas igual a quantidade máxima de respostas que um elemento da amostra pode responder para aquela questão. Depois, ao digitar as respostas desta questão referente a um questionário, deve-se ir colocando as categorias dos respondentes em cada uma das colunas,deixando em branco as que sobram.

Variable View ( Planilha em que as variáveis são definidas
- Name: é dado um nome curto para a variável, o qual aparecerá na base de dados;
- Type: indica o tipo da variável. Sempre que uma questão é fechada, procura-se dar códigos numéricos para cada item e a variável é nomeada como “numeric”, se a questão é aberta, deve ser nomeada como“string”;
- Label: Digita-se a questão por completo, este será o nome dado para a variável nas saídas;
- Values: é um espaço para apresentar ao SPSS o significado de cada código, por exemplo, 1 significa SIM e 0 significa NÃO;
- Missing: Quando criamos um código para não-respostas, avisamos sobre este item no espaço “missing”, depois, nas análises, estes casos não serãoincluídos.


2. Digitação no Excel e importação para o SPSS

É necessário que a digitação do excel tenha seguido a mesma estrutura do SPSS: cada coluna é uma variável e cada linha é um elemento pesquisado (questionário).

Primeiro, preenche-se a planilha “Variable View”, de acordo com cada coluna da planilha do Excel. Depois, toda a base de dados do Excel (sem o cabeçalho das colunas, ou seja, semos nomes das variáveis) é copiada e em seguida colada na planilha “Data View” do SPSS.

2. SAÍDA DE DADOS

O SPSS gera um arquivo separado de apresentação de resultados das análises solicitadas. Este arquivo pode ser salvo com extensão .sav e então só poderá ser aberto em máquinas que tenham o SPSS instalado.
Pode-se exportar os resultados para arquivos .doc. Esta é uma maneira de poderrever os resultados em máquinas sem o SPSS.
Comando: na saída, clique com o botão direito do mouse sobre “output” > EXPORT... > em “Browse” escolha o local onde o arquivo .doc será gravado > em “File type” escolha o tipo de arquivo que deverá ser gravado > OK


3. COMANDOS PARA ORGANIZAÇÃO DOS DADOS


1. Reagrupamento das categorias de uma variável

Eventualmente, desejamosrecategorizar uma variável, definindo que duas ou mais categorias farão parte de um mesmo grupo. O comando a seguir mantém a variável original e cria uma nova variável de acordo com os novos critérios.
Comando: TRANSFORM > RECODE > INTO DIFFERENT VARIABLES > “clique sobre a variável de interesse e jogue na janela ao lado” > no espaço “name” defina o nome da nova variável > CHANGE > OLD AND NEWVALUES > para cada novo grupo de categorias: “indique os valores a serem agrupados em Old value, depois atribua um valor para identificar a nova categoria em New value e clique em ADD >, depois de ter feito isso para todos os grupos: CONTINUE > OK
Obs.: ao final, lembre de voltar para a planilha “Variable View”, em Values, e descrever o significado de cada categoria criada para a novavariável.


2. Transformação de variáveis

Se for necessário, podemos criar uma nova variável que é decorrente de outras. Normalmente isto é feito para variáveis quantitativas (numéricas).
Comando: TRANSFORM > COMPUTE... > no espaço “Target variable” defina o nome da nova variável > “no quadro em branco, descreva a equação que representa a nova variável” > OK



3....
tracking img