Ondulatoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (587 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
JOÃO HENRIQUE MATIS R.A:10109107
tURMA: ENGENHARIA CIVIL – NOTURNO
Período: 4º Semestre













Ondulatória






















UNISO
SOROCABA – SP –AGOSTO/2011


1. RESUMO



Demonstrar e entender, através de experimentos em laboratório, o conceito de ondulatória. Verificando a freqüência de relação da corda, nosso objetivo será descobriratravés do experimento,sua freqüência e fuso.

2. INTRODUÇÃO
Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação ou vibração em um meio específico. As ondas produzem diversos movimentos, jáque elas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética), como por exemplo, o movimento que ocorre quando lançamos uma pedra dentro de um rio.
Chamamos de ondulatória a parte dafísica que é responsável por estudar as características e propriedades em comum dos movimentos das ondas.

3. RESUMO TEÓRICO
Todas as ondas possuem certas características:

- Freqüência: Representa ograu de oscilação dos pontos do meio no qual a onda se propaga. A freqüência de uma onda é medida em Hz (hertz), que equivale a 1 segundo. Portanto, se a freqüência é de 75 Hz, podemos afirmar que aonda oscila 75 vezes por segundo. Outro fator importante é que o valor da freqüência sempre é igual ao valor da fonte.

- Período: É o tempo que a fonte precisa pra gerar uma onda completa.Relacionando a freqüência (f) com o período (T), temos a seguinte equação:

[pic]
- Comprimento da onda: É o tamanho da onda. Esse comprimento pode ser medido de crista a crista (parte mais alta da onda),do início ao fim ou de vale a vale (parte mais baixa da onda). A crise da onda é denominada pela letra grega lambda (λ).

- Velocidade: É a velocidade que a onda leva para se propagar. Paracalcularmos a velocidade, temos a seguinte equação:
[pic]
- Amplitude: É a distância entre a parte mais baixa (vale) e a parte mais alta (crista) da onda, ou seja, a “altura” da onda.
4. MATERIAL...
tracking img