Treinamento em habilidades sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4198 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS

O treinamento em habilidades sociais (THS) é uma das técnicas de terapia comportamental mais utilizada nos dias de hoje.
Entretanto é uma das mais difíceis: requer muitos conhecimentos de diversas áreas da psicologia.

BREVE HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS

Nos meados dos anos 70 o campo das habilidades sociais(HHSS) teve sua maior difusão.Nas décadas de 60 e 70 foram assentadas as bases para o desenvolvimento e a investigação sobre o HHSS.
Na década de 80 foram sendo incorporados progressivamente os resultados obtidos em outras áreas da psicologia e estabeleceu-se a inclusão de vários elementos de orientação cognitiva.
• Salter: um dos pais da terapia comportamental. Ele fala de seis técnicas para aumentar a expressividade dosindivíduos: expressão verbal e facial das emoções, o emprego da primeira pessoa ao falar, o estar de acordo quando se recebem atenções, cortesias ou elogios, o expressar desacordo e a improvisação e atuação espontâneas.
• Wolpe: retornou as ideias de Salter. Usou o termo “comportamento assertivo”, o qual não só se refere ao comportamento mais ou menos agressivo, mas também à expressão externa desentimento de amizade, carinho e outros diferentes dos de ansiedade.
• Lazarus e Wolpe deram um potente e definitivo impulso à pesquisa sobre comportamento assertivo.
Também Zigler e Phillips investigaram a “habilidade social”.
E Argyle e Kendon afirmavam que “uma habilidade pode ser definida como uma atividade organizada, coordenada, em relação a um objeto ou uma situação que implica numacadeia de mecanismos sensoriais, centrais e motores”.

DEFINIÇÃO E DESCRIÇÃO

Definição de habilidade social segundo Caballo(1996):
O comportamento socialmente habilidoso é esse conjunto de comportamentos emitidos por um individuo em um contexto interpessoal que expressa os sentimentos, atitudes, desejos, opiniões ou direitos desse individuo, de um modo adequado à situação, respeitando essescomportamentos nos demais, e que geralmente resolve os problemas imediatos da situação enquanto minimiza a probabilidade de futuros problemas.

CLASSES DE RESPOSTAS O TREINAMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS:

O comportamento interpessoal consiste em um conjunto de capacidades de atuação aprendidas.Enquanto os modelos de personalidade presumem facilidade mais ou menos inerente para atuar de formaefetiva, o modelo comportamental enfatiza:A capacidade de resposta tem de ser adquirida ,consiste em um conjunto identificável de capacidades específicas.Além disso, a probabilidade de ocorrência de qualquer situação crítica é determinada por fatores ambientais variáveis da pessoa e a interação de ambos.
Conseqüentemente, um bom conceito do comportamento socialmente habilidoso implica na especificaçãode três componentes da habilidade Social, dos quais são: A dimensão comportamental( o tipo de habilidade) , uma dimensão pessoal (as variáveis cognitivas) e uma dimensão situacional.
Segundo Albert considera-se que a habilidade social seja uma característica do comportamento, não das pessoas.É uma característica especifica a situação, não universal.E está baseada na capacidade de um individuopara escolher de forma livre a sua atuação.É uma característica de comportamento efetivo, não sendo prejudicial.
Por outro aspecto, as classes de respostas que foram dadas como componentes do constructo tem sido relativamente abundantes.Essas dimensões são as seguintes:
Manter conversações, expressar-se em público, expressar amor, agrado, afeto, defender os próprios direitos, pedir favores, recusarpedidos, fazer obrigações, expressar opiniões pessoais, inclusive discordantes, aceitar elogios,e enfrentar criticas.
Com relação ao treinamento das Habilidades Sociais poderia ser definido como; um enfoque geral de terapia dirigido a incrementar a competência da atuação em situações criticas da vida, ou como uma tentativa de ensinar estratégias e habilidades interpessoais aos indivíduos, com...
tracking img