TRCO1S1 Redes Vpn S Trabalhho Em Andamento

5037 palavras 21 páginas
INTRODUÇÃO

O advento da Internet aliado ao surgimento de novas tecnologias de informação mudou profundamente a forma de comunicação entre as empresas. Novas formas de comunicação, tais como business-to-consumer, (B2C) e business-to-business,(B2B) atualmente fazem parte da rotina de muitas empresas, que dificilmente conseguiriam sobreviver sem elas. Além disso, surgiu também a necessidade de interconectar de forma on-line as redes de computadores de filiais remotas com a rede da matriz dessas empresas. Dessa forma, usuários remotos que trabalhavam em redes isoladas, passaram a trafegar dados diretamente com a rede da matriz.
Uma alternativa para a interconexão dessas redes foi a utilização de links dedicados dedados. Dessa forma, foi possível trafegar dados de forma privada e segura. Entretanto, o custo desses links de dados é alto, principalmente em cidades distantes das grandes metrópoles, tornando essa solução viável para poucas empresas.
Nesse contexto, surgiu a Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual (VPN), cujo objetivo é de interconectar e trafegar dados, de forma privada e segura, entre a rede de computadores de uma filial com a matriz de uma empresa. Além disso, o advento do software livre trouxe soluções eficazes e de baixo custo. Isso permitiu a democratização do acesso a esse tipo de tecnologia de comunicação de dados, pois as soluções proprietárias possuem um alto custo de implementação.
Por se tratar de uma rede pública que não foi concebida para essa finalidade, a Internet não é um meio seguro de transmissão de dados. Porém, com a utilização de VPN, é possível trafegar dados de forma segura. A VPN implementa uma espécie de “túnel” ou “canal” de comunicação de dados, capaz de transmitir informações privadas, criptografadas e íntegras por meio da Internet. Além disso, é possível estabelecer conexões seguras com usuários móveis através de rede discada ou sem fio.
Uma característica importante desse tipo de conexão é a transparência

Relacionados