Trbalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1102 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A importância do estudo dos mares, para os geólogos, reside no fato que desde sua formação, essas massas de água influenciaram no modelamento da superfície da terra, na atmosfera através de suas interações (troca de elementos), no ciclo hidrológico, entre outros.
Toda a água dos mares encerra grande variedade de sais e minerais em solução, contendo de uma certa forma, todos oselementos constituintes dos minerais da crosta da terra.

Acçao erosiva das águas do mar

Ocorre principalmente nas regiões de tostões ou falésias. Nas praias a acção erosiva e nula. O contínuo avanço e recuo das ondas e mares vai desgastando as rochas, alargando fracturas, desagregando as rochas e as transformando em blocos de diferentes tamanhos. O processo e continuo e o bloco vai se desgastandoate transformar em areia. Assim o mar destrui as falésias e as transformam em praias (plataforma de abrasão). A erosão e muito rápida.
Na praia ou costa rasa existe um equilíbrio entre a erosão e deposição. São afectadas pelos mares e pelo efeito de arrebentação das ondas. Temos as seguintes zonas: a) zona de ondas represadas; b) zona de rebentação; c) zona de ondas secundárias; d) zona derebentação de ondas secundária.

No litoral, no contato direto do mar com o continente, á bastante intensa a atividade destrutiva dos oceanos. Se a configuração do local for um costão, o trabalho do mar será altamente destrutivo, atacando diretamente os paredões rochosos com o impacto das ondas.
A erosão desse modo pode atuar pela ação hidráulica (a água arrasta os fragmentos), por corrasão (desgastedas rochas devido ao material transportado pelas ondas) e por corrosão (ataque químico da água sobre os minerais constituintes das rochas).Desta erosão podem resultar várias feições como, plataformas de abrasão, arcos, pontes e torres naturais e a própria forma da costa.


Movimentos das águas do mar
Grande parte do planeta Terra é composta por águas, com superioridade para as águasoceânicas. Os oceanos são gigantescas massas de água salgada que não permanecem paralisadas, pelo contrário, movimentam o tempo todo. Dentre os diversos movimentos, os de maior destaque são as ondas, as marés e as correntes marítimas.
a) Ondas: a energia do vento é transferida a água do oceano pelo atrito, determinando a formação das ondas. Estas deslocam-se com cristas de alturas variáveis, em média 2metros, podendo atingir 20 a 30 metros de altura, dependendo da profundidade das águas. O comprimento da onda também é variável, sendo que a mesma descreve um movimento circular e propaga-se até a praia.
Quando começa o atrito com o fundo, sua velocidade é retardada na base e a parte superior atinge um ponto de avanço muito grande, perdendo a sustentação e quebrando-se. A onda é um agentegeológico erosivo graças as partículas de areia que mantém permanentemente em suspensão.
.b) Marés: sob a influência da atração da lua, secundariamente do sol e da força centrífuga de rotação do sistema Terra-Lua, a superfície dos oceanos sofre uma oscilação rítmica, ora se levantando, ora baixando duas vezes por dia. As correntes de maré produzidas durante as marés altas e as correntes de retornooriginadas quando da maré baixa, são importantes agentes de sedimentação e erosão. A dinâmica de avançar e recuar das águas ocorre periodicamente a cada seis horas. Quando as águas se encontram em um nível mais elevado, o fenómeno é chamado de cheia ou fluxo. Já, quando se dá a diminuição do nível das águas, é denominado de refluxo ou vazante
c) correntes marinhas: são originadas pelos ventos epor diferenças de densidade das águas, as quais, por sua vez, dependem da salinidade, temperaturas e etc... Elas misturam as águas de várias densidades e diferentes temperaturas, distribuindo o plâncton marinho e, transportando e sedimentando o material detritico.

Transporte de sedimento marinhos

O material que chega aos mares pelos rios, mais aquele proveniente da ação erosiva das ondas e...
tracking img