Trbalho degeografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE GEOGRAFIA



















TEMA: AS TRÊS GRANDES RELIGIÕES

























Ariquemes: 11/11/2011





INTRODUÇÃO






Neste trabalho apresento as seguintes informações; sendo que elas têm relações às três grandes religiões monoteístas, Islamismo, Judaísmo e Cristianismo; no decorrer do mesmo destacarei asinformações básicas de cada religião acima citadas e as suas origens os seus grandes profetas da história religiosa, as condutas as normas e as ordens que cada religião segue e obedecem.
Citarei também as vantagens e as desvantagens de seguir uma religião sendo ela qual for.






























O Judaísmo
O Judaísmo é a mais antiga das três religiões monoteístasprincipais. Ela surgiu da religião mosaica e tem ramificações, porém defende um conjunto de doutrinas na qual sua principal característica é a crença no Deus único e criador chamado "Adonai" (YHWH) a qual elegeu Israel como povo para receber a revelação da Tora (os mandamentos de Deus).
Deus segundo os judeus influência na sociedade humana e judaica é todo aquele que pertence a esta linhagem comum pacto eterno com o Deus Único.
A história de sua origem de acordo com a visão religiosa é de que Deus haveria feito um pacto eterno com o Patriarca Abraão e sua descendência, isto é, como o Criador ordenou esta seja uma religião criada pelo próprio Deus. Já os historiadores acreditam que o judaísmo possa ser uma evolução e junção de mitologias e costumes das tribos das regiões do Levante a qualforam unificadas após uma conscientização de um nacionalismo judaico depois do retorno do cativeiro destes na Babilônia.
Abraão, originário de Ur (atual Iraque) dói defensor do monoteísmo e pela sua fidelidade seria recompensado por Deus com um filho, Isaac, do qual um povo herdaria a terra prometida. Com Abraão inicia o pacto de obediência e assim todos que quisessem usufruir das bênçãos deDeus deveria segui-lo, afinal "YHWH" era Deus Uno e criador.
Alguns rituais são incorporados já com a família de Abraão e depois são incorporados à legislação religiosa judaica. Com a libertação dos descendentes de Israel por Moisés é quando Deus é visto como um Deus transcendente e realizado um culto a Ele. A Tora, que constituíam os mandamentos fica nas mãos das autoridades e no início damonarquia israelita é que o judaísmo amadurece e é dividido em dois reinos: Judá e Israel diferenciando os rituais do norte e do sul até hoje.
Doutrinas
Monoteísmo: O princípio básico é afirmação da crença nesta profissão de fé judaica chamada como Shemá. Um só Deus único, criador, onipresente, onisciente e onipotente que é ilimitado e influência tudo no universo. A existência dos anjos ou corteespiritual era aceita pelos fariseus e assim os judeus rabínicos também acreditavam.
Revelação: Há uma relação especial entre o povo judeu e Deus que se manifesta pela revelação de geração a geração. A Torá seria a prova disso. A história judaica também foi inspirada pelas profecias dos profetas e os conjuntos destas estão reunidos nas escrituras hebraicas conhecidas como Tanakh. A profecia apenasanuncia a vontade divina dando advertência, esta não possui caráter advinha tório.
Messias - Há a crença na escatologia judaica e na vinda do Messias, embora o Messias não seja mencionado no Torá. A maioria dos judeus acredita que o messias será um homem judeu, filho de um homem e de uma mulher da linhagem do Rei Davi e reinará Israel na Terra Santa sob o domínio de YHWH. Hoje em dia já pensam em umperíodo de paz que eles nomeiam como "tikkun olam", isto é, reparar o mundo, torná-lo mais socialmente justo.
Vida, Morte, Ressurreição e Além Morte - No Tanach não há uma distinção teológica dos conceitos de corpo, alma e espírito. Alma geralmente se refere à vida e Espírito se refere ao fôlego. Quanto á vida além morte os saduceus não se preocupavam com isso, porém depois do exílio da...
tracking img