Trbalho de geografia Imigra o Boliviana

1147 palavras 5 páginas
Índice

- Introdução;

- Desenvolvimento;

- Imagens;

- Conclusão;

- Fontes;

Introdução

Nesse trabalho,vou falar um pouco sobre a imigração Boliviana no Brasil, de onde será que vem essas pessoas ? qual o motivo da sua vinda para o Brasil ? qual será as cidades destino dessas pessoas ao chegar no Brasil ? e a condição de trabalho? será que vale apena tanto esforço ? são bem remunerados ? .

Nesse trabalho irei responder todas a essas perguntas , afim de que as pessoas saibam qual o motivo pelo o qual os bolivianos deixam a sua terra natal para vim ao Brasil.

Imigração boliviana no Brasil

A imigração boliviana no Brasil é um movimento migratório ocorrido a partir do último quarto do século XX. É uma das maiores populações do 0,5% da população brasileira que é proveniente dos países da América do Sul2 , estando sua maioria localizada nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo.

História

A Bolívia foi durante muito tempo e ainda é um país de emigração. Tanto a política quanto o projeto econômico boliviano, ao longo do século XIX e por boa parte do século XX, foi muito voltado a apenas uma pequena parcela da população - normalmente de origem branca. Era comum um certo distanciamento entre as camadas mais abastadas, de origem caucasiana, e a grande maioria da população, indígenas ou mestiços. Além disso, a Bolívia também foi um país assolado por uma instabilidade política muito grande, já que houve mais de cem golpes de Estado em sua história 4 . Todos esses fatores favoreceram a emigração boliviana, que se concentra mais fortemente nas cidades de Nova Iorque, Madrid, Buenos Aires e São Paulo.

Imigrante

A maior parte dos bolivianos que vem ao Brasil provêm de grandes cidades bolivianas, como Cochabamba, La Paz e El Alto. A maioria dos bolivianos que vivem nas grandes cidades trabalha na Indústria de transformação, termo que engloba a Indústria têxtil 7 , embora também exista uma

Relacionados