TRAUMATO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Faculdade Anhanguera do Rio Grande
Curso de Fisioterapia
Disciplina: Fundamentos da Fisioterapia

Marina Rosa Gonçalves – 6277286082
Tiago Rosa da Silva – 6823464842






ATPS de Fundamentos da Fisioterapia



Professora Renata Peixoto




Rio Grande
30 de Setembro de 2013.
Sinais Vitais
Os Sinais Vitais são indicativos importantes que mostram o estado fisiológico dopaciente, demonstrando através de suas variações para mais ou pra menos o condicionamento de saúde de cada indivíduo. São de grande utilidade para avaliar resposta de tratamento e ajuda a estabelecer metas para o paciente. Cada paciente é único, podendo ter níveis normais diferentes entre si.
São eles: Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória, Temperatura e Pressão Arterial.
A FrequênciaCardíaca é a contagem, em um minuto, de quantas contrações cardíacas são realizadas para bombear o sangue pelas artérias para a alimentação do corpo, para isso, damos o nome de pulsação. O Pulso de um adulto jovem é em média 70 BPM (Batimentos Por Minuto), em crianças os níveis são de 110 a 125 BPM. O Ritmo cardíaco é o intervalo entre cada batimento, e o volume é a quantidade de sangue na artéria acada contração.
Quanto menor for a idade do paciente, maior o número de pulsações realizadas em um minuto. Emoções, exercícios físicos, patologias, temperatura externa e interna alteram a Frequência. O Pulso pode ser mensurado mediante palpação nas seguintes artérias: A. Temporal, A. Carótida, A. Braquial, A. Radial, A. Femoral, A. Poplítea, A. Pediosa e ainda pode ser feita verificação doPulso Apical, que é feito no ápice do coração, na altura do 5º espaço Intercostal.
Quando a contagem for superior ao nível de normalidade, chamamos de Taquicardia, abaixo do nível de normalidade, Bradicardia e dentro dos padrões, chamamos de Normocardia.
A Frequência Respiratória é a contagem em um minuto dos movimentos respiratórios (Inspiração e Expiração). O Ar entra pelas narinas, onde éaquecido e umidificado, passa pela Faringe, Laringe, Traquéia, Brônquios, Bronquíolos de 1ª, 2ª e 3ª ordem e atingem os Alvéolos, onde ocorre a troca gasosa que chamamos de Hematose.
A Inspiração acontece com a contração do Diafragma e músculos intercostais e ocorre a expansão torácica Ântero-posterior Latero-lateralmente, permitindo que o ar atmosférico entre para os pulmões. A Expiração é umprocesso passivo, onde os músculos relaxam, os pulmões recuam e o ar, rico em CO2, sai.
A contagem é feita por observação dos movimentos respiratórios, a cada Inspiração e Expiração, conta-se 1 movimento respiratório. Os padrões normais variam de acordo com a idade, sendo: RN: 30 a 80 MRM (Movimentos Respiratório por Minuto), 6 meses: 20 a 40 MRM, 1 a 4 anos: 20 a 30 MRM, Adultos: 10 a 20 MRM.
AFrequência varia de acordo com constituição física, exercício físico, idade, sexo, patologias, medicamentos, entre outros. A alteração da frequência para mais, chama-se Taquipnéia, para menos, Bradipnéia e dentro do padrão, Eupnéia.
A Temperatura é um importante sinal vital, pois serve de alerta a diversas anormalidades do estado de saúde do paciente. Nosso organismo é dotado de um SistemaTermorregulador localizado no Hipotálamo eficaz, que tem por objetivo manter a temperatura corporal dentro do padrão de normalidade (36ºC, em média), este sistema possui um Centro Regulador, os Termorreceptores e os Órgãos Efetores. A mensuração da Temperatura corporal é feita através de Termômetro digital ou colunar de mercúrio Termômetro Químico e Fita termossensível, que pode ser aplicado nas regiõesAxilar, Oral e Retal.
As alterações de temperatura para mais, chamamos de Pirexia ou Febre, quando a temperatura passa de 39,1ºC Chamamos de Hiperpirexia ou Hipertermia. Isso ocorre quando o Centro Regulador é atingido por Pirógenos (Substâncias tóxicas), geralmente bacterianas.
Quando a temperatura corporal atinge níveis abaixo do padrão de normalidade chamamos de Hipotermia. Aos 34,4ºC o...
tracking img