Trauma de coluna cervical

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Traumatismo da Coluna Cervical

Os traumas de coluna cervical são geralmente ocasionados por acidentes automobilísticos e com as atividades esportivas.

* A coluna cervical ésensível porque reúne muitas estruturas importantes de pequeno volume. Um trauma neste local pode provocar danos no sistema nervoso, respiratório e digestivo. As lesões dependem dotipo da pancada e podem ter sequelas temporárias permanentes, como a paraplegia e a tetraplegia. Estas paralisias, porém, só ocorrem quando há lesão na medula, onde fica a comunicaçãodo sistema nervoso com todo o corpo da Coluna Cervical

*A coluna cervical é extremamente importante, pois, tem entre as suas principais funções suportar a cabeça, proteger asestruturas da medula dentro do canal vertebral e permitir a movimentação da cabeça. Dentro do cotidiano realiza 600 movimentos por hora, ou seja, um a cada 6 segundos, em razão de ser oelo flexível entre a cabeça e o tronco. Esses movimentos permitem que o ser humano utilize a visão, olfato e audição.

Tipos de lesões :

Danos leves: Quando uma lesão que nãoatinge a medula o trauma será pequeno, com sintomas de formigamento .

Danos graves : Quando a lesão ocorre nas vertebras cervicais e leva á paralisia de braços e pernas ou seja áTetraplegia.

A Maioria das lesões na coluna cervical poderá ser diagnosticada com radiografia feita com projeção lateral.
As radiografias em flexão e extensão laterais sãofeitas com tensão:possibilitam diagnosticar o movimento segmentar excessivo causado pela degeneração ou ruptura ligamentar
Às vezes,a anamnese e os sintomas do paciente sãosuficientes para prognosticar a existência de lesão grave,pois as evidências radiográficas são insuficiente para o diagnótico.Nesse caso são necessários outras técnicas de exame por imagem.
tracking img