Tratamento termico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2519 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
E.E.F.M.T. PROF.ª DAGMAR RIBAS TRINDADE







Tratamento Térmico









BARUERI-SP

2012



















EEFMT Prof.ª DAGMAR RIBAS TRINDADE



David Muniz Pereira Nº 05

Karina Aparecida Guedes Nº 12

Marco Antônio Oliveira Pinheiro Nº 16

Solange De Sousa Nº 26

Liliane Araújo Nº 13

MST 2AN.









Tratamento TérmicoSUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

OBJETIVO 5

1 - História da Metalurgia 6

2 - Origem do tratamento térmico 11

2.1 - Tratamento térmico do aço 12

2.2 - Estrutura cristalina 14

2.3 Sistema cristalino 15

Conclusão 16

Referências Bibliográficas 17































Introdução



O ferro é o principalconstituinte de uma das ligas mais importantes na engenharia; o aço. Os aços são empregados nos mais variados componentes. Fica difícil imaginar um equipamento que não possua uma peça de aço em sua constituição. O ferro é um metal alotrópico, isto é, ele apresenta mais de uma estrutura cristalina de acordo com a temperatura. Quando o ferro solidifica, a 1538 °C, passa a apresentar uma estruturacúbica de corpo centrado, a fase δ (delta). Continuando o resfriamento, ocorre uma mudança de fase na temperatura de 1394 °C, com os átomos de ferro sofrendo um rearranjo para uma estrutura cúbica de faces centradas, a fase γ (gama). Na temperatura de 912 °C ocorre um novo rearranjo cristalino e o ferro volta a apresentar uma estrutura cúbica de corpo centrado, a fase α (alfa). Abaixo da temperaturade 768 °C (ponto Curie) o ferro passa a apresentar um comportamento magnético, sem no entanto apresentar qualquer mudança na estrutura cristalina. Todas estas transformações alotrópicas ocorrem com liberação de calor no resfriamento (reações exotérmicas) e com absorção de calor no aquecimento (reações endotérmicas). Evidentemente a quantidade de energia envolvida é bem inferior do que a datransformação de estado,todo esse processo e denominado Tratamento Térmico.





























Objetivo

Mostrar que o tratamento térmico, a rigor, é usado para modificar as propriedades dos materiais. Estes processos modificam o comportamento dos aços de um modo benéfico, de forma a maximizar a vida útil das partes , ou as propriedades de resistência ou algumaoutra propriedade desejada .











































1-História da Metalúrgia





O enorme progresso alcançado hoje em dia a nível tecnológico deve-se em grande parte à evolução no domínio dos metais que se faz sentir desde os povos neolíticos.



Actualmente a nossa sociedade encontra-se extremamente dependente dos metais. Emtransportes, estruturas e ferramentas são usadas grandes quantidades de ferro fundido e aço. Em quase todas as aplicações eléctricas é utilizado cobre. À nossa volta observa-se uma crescente utilização de alumínio e de outros metais leves - titânio e zircónio (os chamados metais da idade espacial).



De modo a fazer-se uma distinção entre a era moderna e a era neolítica (Idade da Pedra), osarqueólogos tiveram necessidade de classificar os estádios de desenvolvimento das civilizações em Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro. Os povos que melhor dominavam as técnicas de processamento e extracção de metais, foram os que se suplantaram e se destacaram dos outros, tanto a nível de melhores condições de vida, como em vitórias nas batalhas, dando assim origem aos grandesimpérios que existiram.



Calcula-se hoje, que o primeiro contacto com os metais se deu na era neolítica por volta de 6000 a 4000 anos AC com o uso de óxidos vermelhos (de ferro) em corantes para rituais e práticas funerárias, em decoração e polimento, assim como os minerais azuis e verdes (de cobre) na Mesoptâmia e no Egipto. Em Creta pequenas peças de azurite foram também descobertas em algumas...
tracking img