Tratamento de efluente por osmose reversa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4534 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Quim. Nova, Vol. 25, No. 1, 78-82, 2002. NOVAS TENDÊNCIAS NO TRATAMENTO DE EFLUENTES TÊXTEIS

Revisão

Airton Kunz*, Patricio Peralta-Zamora Departamento de Química, Universidade Federal do Paraná, CP 19081, 81531-990 Curitiba - PR Sandra Gomes de Moraes e Nelson Durán Instituto de Química, Universidade Estadual de Campinas, CP 6154, 13083-970 Campinas - SP Recebido em 25/7/00; aceito em6/6/01

NEW TENDENCIES ON TEXTILE EFFLUENT TREATMENT. Textile effluents, when not correctly treated, cause a high impact to the environment. The main recalcitrant compounds present in textile effluent are represented by the synthetic dyes, used during the fibber dying process. Among others, the azo dyes are considered the most harmful due to its mutagenic and carcinogenic character. In the presentwork we reported a revision study on the new tendencies for remediation of textile effluents, mainly to degrade the recalcitrant compounds. For this purpose, chemical, physical, photochemical, biological and combined processes were investigated. Keywords: textile effluents; treatment processes; recalcitrant compounds.

INTRODUÇÃO Nas últimas décadas, os problemas ambientais têm se tornado cadavez mais críticos e freqüentes, principalmente devido ao desmedido crescimento populacional e ao aumento da atividade industrial. Com estes ingredientes os problemas devido a ação antrópica têm atingido dimensões catastróficas, podendo ser observadas através de alterações na qualidade do solo, ar e água. Sem dúvida, a contaminação de águas naturais tem sido um dos grandes problemas da sociedademoderna. A economia de água em processos produtivos vem ganhando especial atenção devido ao valor agregado que tem sido atribuído a este bem, através de princípios como consumidor pagador e poluidor pagador recentemente incorporados em nossa legislação. Aliado a isso, temos previsões não muito animadoras para o século que se inicia, como por exemplo a previsão feita pela Companhia de Saneamento doestado de São Paulo (SABESP), que estima que já em 2010 a demanda de água será superior a capacidade hídrica dos mananciais do estado1. Dentro deste contexto, o setor têxtil apresenta um especial destaque, devido a seu grande parque industrial instalado gerar grandes volumes de efluentes, os quais, quando não corretamente tratados, podem causar sérios problemas de contaminação ambiental. Os efluentestêxteis caracterizam-se por serem altamente coloridos, devido à presença de corantes que não se fixam na fibra durante o processo de tingimento2. A importância dos corantes para a civilização humana é evidente e bem documentada3. Os corantes sintéticos são extensivamente utilizados na indústria têxtil, gráfica, fotográfica e como aditivos em derivados de petróleo. Aproximadamente 10.000diferentes corantes e pigmentos são usados industrialmente, o que representa um consumo anual de cerca de 7 x 105 tons no mundo4-6 e 26.500 tons somente no Brasil7. A molécula do corante utilizada para tingimento da fibra têxtil pode ser dividida em duas partes principais, o grupo cromóforo e a estrutura responsável pela fixação à fibra.

Existem vários grupos cromóforos utilizados atualmente na síntesede corantes. No entanto, o grupo mais representativo e largamente empregado pertence a família dos azocorantes (Figura 1), que se caracterizam por apresentarem um ou mais grupamentos -N=Nligados a sistemas aromáticos. Os azocorantes representam cerca de 60 % dos corantes atualmente utilizados no mundo, sendo extensivamente utilizados no tingimento de fibras têxteis8.

Figura 1. Exemplo de umaestrutura química característica de um grupo cromóforo de um azocorante.

*e-mail: airton@quimica.ufpr.br

A outra parte da molécula do corante, ligada ao grupo cromóforo, é responsável pela fixação do corante à fibra. Existem atualmente várias classes de corantes classificados segundo sua fixação, como por exemplo ácido, direto, básico, de enxofre e reativos, sendo este último o mais...
tracking img