Tecnologia em tratamento de agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecnologia de tratamento de água

Introdução
A importância da água para a vida é inegável. Não há ser vivo sobre a face da Terra que possa prescindir de sua existência e sobreviver. Mas, assim como sua presença cria condições para a vida, a qualidade da água também pode representar um sério risco à saúde. Se em outras épocas bastava procurar uma fonte ou um rio próximo para se abastecer,atualmente o consumo seguro da água depende da qualidade do tratamento pelo qual ela passa.
Com o crescimento das cidades, o suprimento de água passou a depender da retirada do precioso líquido de mananciais. Porém, se chegam às residências, comércio e indústria em condições de consumo, é devolvida ao meio ambiente praticamente sem tratamento. Em virtude disso, as enfermidades e mortes provocadas pelaingestão de água de qualidade inadequada são absurdamente grandes. Segundo a ONU - Organizações das Nações Unidas, a cada dia morrem 25 mil pessoas no mundo, na maioria crianças, em consequência de doenças causadas pela água contaminada. No Brasil, essa situação é responsável por 65% das internações hospitalares e 40% das mortes infantis. A implantação de novos sistemas de tratamento eabastecimento e o correto tratamento de esgotos sanitários, bem como a expansão da rede existente torna-se uma necessidade para o fornecimento de água dentro de padrões internacionais de potabilidade.

A água como matéria-prima
Mas não é apenas para o consumo humano que a água precisa ser tratada para ser aproveitada. Não é porque a água tem especificações para o consumo humano que estará apta àelaboração de medicamentos, alimentos, cosméticos e ou matérias-primas químicas e farmacêuticas. Toda a instalação de água para processo relacionada com os produtos para a saúde necessita de adequação da água potável. Uma Estação de Tratamento de Água (ETA) deve ter um projeto especificado por técnico responsável e seleção de equipamentos adequada, prevendo a qualificação de fornecedores.
Há ainda outrasprovidências a serem tomadas para se atingir as especificações desejadas. Inicialmente, deve-se analisar a água a ser tratada com um laboratório qualificado e, a partir dos resultados encontrados e da finalidade do uso, seleciona-se o melhor tratamento, levando-se em consideração a relação custo-benefício.
A água para a indústria farmacêutica, alimentícia, de bebidas, etc. tem exigênciasdiferentes para a elaboração do seu produto final. Várias indústrias já tratam e reutilizam água residual de processo. Esterilização com lâmpadas ultravioletas e tratamento com ozônio, por exemplo, já são tecnologias alternativas para desinfecção da água, ao invés da cloração normalmente utilizada.
Atualmente, qualquer tipo de água pode ser tratada. Hoje é comum filtrar a água de abastecimento decondomínios, bem como utilizar filtros domésticos, produtos que também devem ser comercializados com a supervisão de um técnico da área. Seja qual for o tratamento requerido, deionização, destilação, osmose reversa, etc., todos deverão prever controles de processo, como vazão, pressão de operação e volume/dia de consumo.




Tecnologias para purificação da água
Dessanilização
Lagoa de tratamentoFossa
Fossa séptica
Flotação
Floculação e sediementação
Caixa Separadora de água e óleo
Lagoa aerada
Lodo ativado
Lagoa de estabilização
Carbono filtragem
Diante das necessidades que se apresentaram, técnicos de todo o mundo desenvolveram métodos para suprir a indústria com água dentro dos parâmetros necessários. Entre essas técnicas, destacam-se:
Dessalinização: processo que elimina ossais dissolvidos na água. O objetivo da dessalinização é produzir água com pouco conteúdo salino para empregá-la em diversas atividades industriais, tais como produção de vapor em caldeiras, semi-condutores, indústria farmacêutica, alimentícia, etc.
Desmineralização: apresenta duas variantes - a troca iônica e a osmose reversa.
Troca iônica: este processo baseia-se no emprego de resinas...
tracking img