Trastorno do défiti de atenção

2324 palavras 10 páginas
RESUMO: As crianças com TDA têm um profundo amor à vida. Escolhem viver a vida em sua plenitude buscando o fim antes do último capítulo. Passam a maior parte de seu tempo buscando emoções, aventuras, projetos, amores, tudo para viver mais intensamente. Para elas tudo é muito. Muita dor, muita alegria, muito prazer, muita fé, muito desespero. É preciso entender a força poderosa que esse impulso pode ter quando bem direcionado na construção de uma existência que valha tanto a eles quanto à humanidade, identificando habilidades positivas na criança como aporte no desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida e desempenho escolar. Para tanto, é necessário que os profissionais de ensino tenham um maior conhecimento sobre a criança portadora de TDA para desenvolver aspectos positivos e de incentivos. A criança precisa se sentir amada e valorizada.

Palavras-chave: Desatenção; Desempenho; Valorização.

INTRODUÇÃO Conforme Ana Beatriz Barbosa Silva (2009, p.19), o comportamento TDA nasce do que se chama trio de base alterada. É a partir desse trio de sintomas – formado por alterações da atenção, da impulsividade e da velocidade da atividade física e mental – que se irá desvendar todo o universo TDA, que muitas vezes, oscila entre o universo da plenitude criativa e o da exaustão de um cérebro que não para nunca. A criança com comportamento TDA pode ou não apresentar hiperatividade física, mas jamais deixará de apresentar forte tendência à dispersão.
O TDA tem muitas conotações negativas e, infelizmente, por causa disso, as características positivas das pessoas diagnosticadas são ignoradas, apesar destas demandarem maior incentivo nesse sentido. O constante estímulo destas habilidades representam um grande passo na direção da minimização dos sintomas habitualmente descritos e na construção de uma forte autoestima, tão necessária nestes casos.
Dificuldades maiores começam a surgir no âmbito escolar quando a criança é solicitada a cumprir

Relacionados