Trasplante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1171 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
TRANSPLANTES

Por muitos anos os Cientistas pensaram sobre a idéia de um órgão Substituir Por um doente de um doador saudável. Inicialmente, o problema era que o corpo humano não era particularmente receptivo aos tecidos estranhos. Não foi determinado um período específico de informações, mas os dados encontrados são em inúmeros relatos que compõem a história dos transplantes, como o primeirodele encontra-se registrado na Bíblia, no livro de Gênesis 2:21-22 quando Adão aparece como o primeiro doador, depois teve outro relato milenar e até mitológico, trata-se da história de dois médicos chineses, Itoua To e Pien Tsio, eram gêmeos e nasceram em 287 d.C., tendo estudado medicina na Grécia e Cecília, na Ásia Menor. Conta-se que esses médicos teriam transplantado a perna de um soldadonegro que acabara de morrer em outro homem, um velho branco que havia perdido a perna naquele mesmo dia. Eles atendiam as pessoas sem cobrar e, por isso, foram perseguidos, julgados e executados por Deocleciano e posteriormente, tornaram-se mártires e santos.

As primeiras tentativas de transfusão de sangue foram sem sucesso até a descoberta dos diferentes tipos de sangue e suas mútuascompatibilidades ou incompatibilidades, a enorme necessidade e o grande uso de transfusão de sangue na Guerra, e com isso propiciou o surgimento dos bancos de sangue para a armazenagem dos mesmos. Esse evento talvez foi um dos mais importantes passos na história dos transplantes. O transplante de órgãos não vitais aumentou significativamente no século 20, os enxertos de pele iniciaram no fim dos anos 20, comomedida paliativa nos casos de queimaduras, os primeiros transplantes de córnea começaram em 1905, e sua prática cotidiana só foi consolidada em 1944, quando o primeiro banco de olhos mundial foi inaugurado.

Foram feitas algumas tentativas de transplantes, como um transplante de rim feito num cachorro, depois dos insucessos desse transplante revelou o problema da rejeição e experiênciasulteriores mostraram a necessidade da semelhança genética estrita entre o doador e o receptor para o sucesso desse transplante, por isso nos anos seguintes os esforços foram no sentido de superar o problema da rejeição através do desenvolvimento de novos imunosupressores.



Nas décadas de 60 e 70 desenvolveram-se fármacos com uma melhor ação imunossupressora e expressivos efeitos colaterais, taiscomo a nefrotoxicidade, hipertensão arterial, neurotoxicidade, hiperglicemia, neoplasias, infecções, hiperlipidemia e hiperpotassemia.

A década de 80 foi marcada pelo surgimento de vários eventos tais como novas drogas imunossupressoras, a ciclosporina e o tacrolimus, a padronização nas retiradas múltiplas dos órgãos dos doadores cadáveres e o desenvolvimento por Belzer de uma nova solução deconservação dos órgãos. E com isso ocorreu avanços que permitiram obter resultados encorajadores nos transplantes do rim, coração e fígado proporcionando uma sobrevida de até 80% em dois anos aos pacientes transplantados

Embora o transplante não representasse a cura, ele proporcionava esperança e ao mesmo tempo o medo, trazendo consigo também a ansiedade da rejeição, especialmente porque setratava de um procedimento em fase experimental, mas a esperança, freqüentemente contra todas as chances, é parte da condição humana.

Transplante de coração

Por muito trabalho no campo do transplante cardíaco, quase 30 anos se passaram antes da história do transplante humano de coração começar a dar certo. A rejeição do transplante heterotópico do coraçãofoi primeiramente relatada por Frank C. Mann em 1933. Demikhov, cirurgião russo, realizou vários estudos sobre transplantes de órgãos da década de 1940, e o seu primeiro transplante em bloco de coração-pulmão foi relatado no mundo ocidental após 1962. No dia 3 de dezembro de 1967, em Cape Town, África do Sul, Louis Washkansky recebeu o primeiro transplante de coração feito por Christiaan Barnard,...
tracking img