trasadf

850 palavras 4 páginas
David Hume - Biografia David Hume nasceu em Edimburgo na Escócia em 1711. Era filho de pequenos agricultores, seu pai Joseph Hume e sua mãe Katherine Falconer. Foi um importante filosofo, economista e historiador. Ainda na adolescência começou a frequentar estudos literários. Logo após foi para a França, onde escreveu o seu Investigação sobre a Natureza Humana. Pouco depois escreve os Essays, Moral and Political. Quando foi nomeado bibliotecário do colégio de advogados de Edimburgo, escreveu uma História de Inglaterra que publicou pouco a pouco o que lhe fez ganhar alguma fortuna e fama Viajou para França como secretário do embaixador inglês e antes de se retirar para Edimburgo, foi subsecretário de Estado. Devido à sua reputação, exerceu grande influência sobre os estudiosos e pensadores de França e Inglaterra. A filosofia de Hume tem origem tanto no empirismo de Locke como no idealismo de Berkeley.

Toda a obra de Hume pode ser explicada pela preocupação de implantar nas ciências morais a posição metodológica assumida por Isaac Newton no domínio da astronomia e da física, posição que se define como positiva no sentido de que se abstém de toda hipótese que não resista à verificação experimental. Como conseqüência de obedecer, com rigor, à orientação metodológica de Newton, resultavam excluídas as especulações sobre a natureza da alma, assim como os discursos sobre o absoluto e o “a priori” (conhecimento proposicional que pode ser adquirido antes ou independentemente da experiência).
David Hume publicou inúmeras obras importantes. Seu primeiro livro foi O Tratado da Natureza Humana, que publicou em 1739. Mas não foi bem recebido. Também publicou o livro Investigação sobre o entendimento humano em 1748. Publicou Investigação sobre os princípios da moral. Hume considerou esta como a melhor das suas obras filosóficas. Publicou Diálogos sobre a religião natural, que e uma discussão entre três personagens ficcionais - Cleantes, Fílon, e Demea - acerca do

Relacionados