transtornos de personalidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4520 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


1 INTRODUÇÃO

A saúde mental está diretamente ligada ao funcionamento da mente que quando não desempenha seu papel corretamente na sua vida familiar, com os amigos, no trabalho, nos seus estudos, consigo as pessoas em geral que estão ao seu redor, não tolera seus problemas e nem consegui ter uma vida prazerosa. Esses são indícios de que essa pessoa possa esta com algum tipo de transtornomental, por exemplo, ansiedade, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas ou álcool entre outros.
Os transtornos resultam de fatores como, as alterações funcionais do cérebro, genéticos, personalidade, educação, estresses, agressões físicas e psicológicas entre outros.
Antes de iniciamos o estágio no hospital, tivemos o privilégio de ter uma pequena aula sobre o que é saúde mental.Podemos observar durante o período de estágio, alguns tipos de transtornos mentais. No Hospital Nina Rodrigues acompanhamos no ambulatório pacientes recém-chegado com surtos e outros que já se encontravam em observação. Ainda no Nina Rodrigues realizamos uma visita ao PJ (Preso de Justiça), local onde ficam pacientes com transtornos mentais que cometeram delitos.
Realizamos uma visita a UAT –(Unidadede Acolhimento transitório) observamos uma roda de conversação entre os pacientes reclusos e a psicóloga e logo depois foi realizada uma conversa entre o Orientador e o nosso grupo de estágio, para o esclarecimento de dúvidas sobre alguns psicotrópicos.
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), observamos uma atividade recreativa realizada com os pacientes pelos terapeutas ocupacionais eaproveitamos para fazer uma roda de bate-papo para conhecermos melhor suas histórias e trocar conhecimentos.
Por fim, fomos a uma Residência Terapêutica para conhecermos como funciona e observarmos as diferenças de pacientes em estado agudos e crônicos.






2 ALGUNS TIPOS DE TRANSTORNOS VISTOS EM CAMPO

2.1 Transtornos de personalidade
2.1.1 Esquizofrenia
É uma doença que causa ampladesorganização dos processos mentais. Apresenta sinais e sintomas no âmbito do pensamento, percepção e emoções causando grande marcos na vida pessoal e familiar. Nesse quadro pessoa perde a capacidade de distinguir o que é real e imaginário. Essa doença se apresenta de forma aguda com sintomas intensos intercalando em períodos de remissão. Essa doença se manifesta geralmente no fim da adolescência ate antesdos 40 anos e pode evoluir ao estado crônico.
A esquizofrenia é causada por fatores biológicos, genéticos e ambientais que atuam como contribuinte para o desenvolvimento da doença. Pode apresentar os seguintes sintomas:
Delírios: ideias irracionais, sem sentido e falsas. Ideias de perseguição, grandeza e místicas.
Alucinações: a pessoa percebe coisa que na realidade não existem, como ouvirvozes, pensamentos, enxergar pessoas ou vultos.
Discurso e pensamento desorganizado: fala de forma ilógica e desconexa, com incapacidade de organizar seus pensamentos, ou seja, sem lógica.
Expressão das emoções: tem um "afeto inadequado ou embotado", ou seja, uma dificuldade de demonstrar a emoção que está sentindo.
Alterações de comportamento: podem ser impulsivos, agitados ou retraídos, muitasvezes apresentando risco de suicídio ou agressão, além de se expor moralmente (falar sozinho em publico).
Existem subtipos da doença, que são:
Paranóide: delírios e alucinações
Desorganizada ou hebefrênica: alterações da afetividade e desorganização do pensamento
Catatônico: alterações da motricidade
Simples: diminuição da vontade e afetividade, empobrecimento do pensamento, isolamentosocial.
Residual: estagio crônico da doença com muita deterioração e pouca sintomatologia produtiva.

2.1.2 Transtorno de personalidade antissocial (sociopata)
Indivíduos egocêntricos desde a adolescência e que mesmo na idade adulta mantêm comportamentos persistentes de desrespeito às normas, regras ou leis sociais. Causam prejuízos e transtornos significativos as pessoas próximas em seu círculo...