Transtornos Bioqu Micos Que A M Absor O Dos Nutrientes Pode Promover

597 palavras 3 páginas
Transtornos bioquímicos que a má absorção dos nutrientes pode promover

As síndromes de má absorção são distúrbios que ocorrem, porque os nutrientes não são absorvidos adequadamente e não passam para a corrente sanguínea. A má absorção pode ocorrer seja por algum distúrbio que interfere na digestão alimentar ou por um distúrbio que interfere diretamente na absorção de nutrientes.
Os distúrbios que impedem a mistura adequada dos alimentos com o ácido gástrico e com as enzimas digestivas podem interferir na digestão. Em alguns distúrbios, o organismo produz quantidades ou tipos inadequados de enzimas, as quais são necessárias para a metabolização dos alimentos. Esses distúrbios incluem a pancreatite, a fibrose cística, a obstrução do ducto biliar e a deficiência de lactase.
O excesso de ácido graxo no estômago pode interferir na digestão. Drogas como neomicina e álcool podem causar distúrbios que lesam o revestimento intestinal. Este apresenta pregas pequenas, projeções denominadas vilosidades e outras bem menores chamadas de micro vilosidades.
Essas projeções criam uma área superficial enorme de absorção. Qualquer fator que provoque redução dessa área pode reduzir a absorção. Obviamente, a remoção cirúrgica de uma parte do intestino reduz a área superficial. Os distúrbios que impedem a passagem das substâncias para o interior da corrente sanguínea através da parede intestinal (p. Ex., obstrução dos vasos linfáticos por um linfoma ou o suprimento sanguíneo insuficiente ao intestino) também reduzem a absorção.
Os indivíduos com má absorção normalmente perdem peso. Quando as gorduras não são adequadamente absorvidas, as fezes tornam-se claras, volumosas e fétidas. Esse tipo de fezes é denominado este atorreia. As fezes podem aderir à parede do vaso sanitário ou podem flutuar e são difíceis de serem levadas pela descarga. Qualquer condição que interfere na absorção de gorduras (p. Ex., redução do fluxo biliar, doença celíaca ou esporo tropical) pode causar este

Relacionados

  • Vegetarianismo
    19273 palavras | 78 páginas
  • resumo de farmacologia
    93026 palavras | 373 páginas