Transtorno de borderline

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é a Doença
O Transtorno de Personalidade Limítrofe (TPL), também muito conhecido como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno Estado-Limite da Personalidade é definido como um grave transtorno de personalidade caracterizado por desregulação emocional, raciocínio extremista (cisão) e relações caóticas.
Pessoas com personalidade limítrofe podem possuir uma série de sintomaspsiquiátricos diversos como humor instável e reativo, problemas com a identidade, assim como sensações de irrealidade e despersonalização.
Com tendência a um comportamento briguento, também é acompanhado por impulsividade sobretudo autodestrutiva, manipulação e chantagem, conduta suicida, bem como sentimentos crônicos de vazio e tédio. Esses indivíduos são aparentemente vistos como “rebeldes”,“problemáticos” ou geniosos e temperamentais, no entanto, na realidade possuem um grave distúrbio
É freqüentemente confundido com depressão, transtorno afetivo bipolar ou portador de psicopatia, sendo considerado um dos mais complicados transtornos de personalidade, com grande dificuldade de tratamento.
O TPB é um grave distúrbio que afeta seriamente toda a vida da pessoa acometida causandoprejuízos significativos tanto ao próprio indivíduo como às outras pessoas. Freqüentemente eles precisam estar medicados com algum tipo de medicamento psicotrópico como antidepressivos para evitar um descontrole emocional intenso causas.

Causas
Como acontecem com outros transtornos mentais, as causas do transtorno de personalidade borderline não são totalmente compreendidos. 
As causas prováveispodem ser:
Genética. Alguns estudos acreditam que o transtorno pode ser herdado, ou a criança já nasce com uma hipersensibilidade e isso acaba influenciando para o desenvolvimento do transtorno.
Fatores ambientais. Vivências traumáticas (reais ou imaginadas) na infância, por exemplo abuso psicológico, sexual, negligência, terror psicológico ou físico, stress ambiental, separações dos pais ou mesmomorte.
Anormalidades cerebrais. Algumas pesquisas mostraram alterações em determinadas áreas do cérebro envolvidas na regulação emocional, impulsividade e agressividade. Além disso, certas substâncias químicas do cérebro que ajudam a regular o humor, como a serotonina, podem não funcionar corretamente.

Sintomas:
* Medo de abandono: uma necessidade constante, agonizante de nunca sesentirem sozinhas, rejeitadas e sem apoio.
* Dificuldade de administrar emoções
* Impulsividade.
* Instabilidade de humor.
* Comportamento auto-destrutivo (se machucar, se cortar, se queimar). As portadoras de Borderline dizem que se machucam para satisfazer uma necessidade irresistível de sentir dor. Ou porque a dor no corpo "é melhor que a dor na alma".
* Tentativas desuicídio, mais freqüentemente as de impulso do que as planejadas.
* Mudanças de planos profissionais, de círculos de amizade.
* Problemas de auto-estima. Borderlines se sentem desvalorizadas, incompreendidas, vazias. Não tem uma visão muito objetiva de si mesmos.
* Muito impulsivas: idealizam pessoas recém conhecidas, se apaixonam e desapaixonam de maneira fulminante.
* Desenvolvemadmiração e desencanto por alguém muito rapidamente. Criam situações idealizadas sem que o parceiro objeto do afeto muitas vezes nem tenha idéia de que o relacionamento era tão profundo assim...
* Alta sensibilidade a qualquer sensação de rejeição. Pequenas rejeições provocam grandes tempestades emocionais. Uma pequena viagem de negócios do namorado ou marido pode desencadear uma tempestadeemocional completamente desproporcional (acusações de rejeição, de abandono, de não se preocupar com as necessidades dela, de egoísmo, traição, etc.).
* A mistura de idealização por alguém e a extrema sensibilidade às pequenas rejeições que fazem parte de qualquer relacionamento são a receita ideal para relacionamentos conturbados e instáveis, para rompimentos e estabelecimento imediato de...
tracking img