Transtorno bipolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Transtorno bipolar: como lidar?...
(por Jordan Augusto)
 
Todo professor sabe que a partir de uma determinada etapa de convivência este passa a ser responsável, de forma parcial, pela formação intelectual de seus alunos. Porém também é fato que esta convivência apresente ciladas e armadilhas contra este trabalho.
Quem já não teve de lidar com pessoas que de manhã estão sorrindo e te amando ede tarde, para ela, você se transforma em um monstro de sete cabeças despertando nela ódio e amargura.
Segundo Mário Quilici, o transtorno bipolar era denominado até, há bem pouco tempo, como Psicose Maníaco-depressiva. Esse nome foi abandonado porque alguns estudiosos acreditam que este transtorno não apresenta, necessariamente, sintomas psicóticos. De qualquer forma, com a mudança de nome,esse transtorno deixou de ser considerado uma perturbação psicótica, para ser considerada uma perturbação afetiva.
No Transtorno Bipolar, a pessoa apresenta episódios de mania, alternados com episódios depressivos (altos e baixos). As fases maníacas não precisam necessariamente ser seguidas por fases depressivas, nem as depressivas por maníacas. Na prática, observa-se muito mais uma tendência dospacientes a fazerem várias crises de um tipo e poucas do outro; há pacientes bipolares que nunca fizeram fases depressivas e há deprimidos que só tiveram uma fase maníaca, enquanto as fases depressivas foram numerosas.
Esse tipo de transtorno atinge 0,5% da população e é caracterizado por dois quadros: mania e depressão. Esses quadros de humor, tão diferentes, aparecem de forma alternada ou,mais raramente, de forma mista. A idade média de início do transtorno é por volta dos 30 anos. Em algumas pessoas, o primeiro episódio pode ocorrer por volta dos 5 ou 6 anos, ou mesmo, depois dos 70 anos. Observa-se que em torno de 50% dos pacientes portadores deste distúrbio apresentam parentes também com alguma forma de Distúrbio de Humor.
O diagnóstico nem sempre é fácil, porque esse tipo detranstorno não tem um padrão que poderíamos chamar de uniforme. Muitas vezes temos quadros mistos. Pode surgir uma depressão inicial e depois de alguns anos, surgir o quadro maníaco. Por essa razão, o diagnóstico correto é demorado.
O início desse transtorno pode ocorrer tanto pela fase depressiva (depressão) como pela fase maníaca (mania). O surgimento pode ser abrupto ou menos marcante. Nos casosabruptos em que surge a mania, é mais fácil reconhecer, porque os sintomas maníacos parecem rupturas psicóticas. O indivíduo muda completamente de comportamento, passando de um estado de humor deprimido para um outro completamente oposto. Em geral, começam a ter atitudes onipotentes e egoístas, são alegres faladores e realizadores.
Além dos quadros depressivos e maníacos mais definidos, há osquadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes pode confundir ou então ajudar no diagnóstico. Em geral nesses quadros, ainda que as pessoas pareçam normais, observa-se alguns comportamentos hipomaníacos como euforia “fora do lugar”, gastos além das possibilidades, promessas que não podem ser cumpridas e uma certa “onipotência em relação à vida”. Tais pessoas podemfazer inúmeras coisas ao mesmo tempo sem, entretanto, considerarem as eventuais conseqüências.
Entre uma fase e outra a pessoa pode ser normal, tendo uma vida como outra pessoa qualquer; outras pessoas podem apresentar leves sintomas entre as fases, não alcançando uma recuperação plena. Há também os pacientes, uma minoria, que não se recuperam, tornando-se incapazes de levar uma vida normal eindependente. O individuo em geral fica quieto, distante e triste. Apresenta uma inibição das atividades e pode chegar até a inércia total, apresentando inclusive lentidão psicomotora. A capacidade física fica comprometida, pois o indivíduo sente um cansaço constante. O humor é melancólico e a auto-estima rebaixada. O indivíduo tem sentimentos de inferioridade.
Em geral, é uma pessoa triste,...
tracking img