Transprotes da membrana

1505 palavras 7 páginas
Disciplina: Teorias Fundamentais de Saúde
Professora: Roberta Merino Masina
Aula 5

Transportes de Membrana

Citologia:

Ø Etmologia: do grego kytos = célula e logos = estudo.
Ø Conceito: parte da Biologia que se ocupa do estudo da célula relativamente à sua estrutura, suas funções e sua importância. Descobertas: Ø Robert Hooke (1665) – primeira observação de células em fragmento de cortiça.
Ø Theodor Schwann (1839) – conclui que todos os seres vivos são formados de células.
Ø Rudolf Virchow (1858) – afirma que toda célula é proveniente de outra célula.
Membrana Plasmática : Funções gerais e Propriedades
As células encontram-se individualizadas, separadas do meio externo através de envoltórios. Estes devem ter características tais que, se por um lado isolam o interior da célula do meio externo, por outro propiciam trocas de substâncias com este meio. Sem trocar substâncias com este meio externo ( intersticial, espaço entre as células), a célula não pode se manter viva, pois precisa receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos do seu metabolismo. O envoltório presente em todos os tipos de células é a membrana plasmática.
A estrutura de todas as membranas externas e internas das células está baseada num mesmo padrão conhecido hoje como modelo do mosaico fluido. A membrana plasmática é constituída por uma dupla camada fosfolipídica que delimita a célula, e por proteínas que encontram-se imersas em sua camada fluída de lipídios que formam verdadeiras “portas” de passagem.

Ação de cada categoria de compostos orgânicos na superfície celular:
a) Fosfolipídios: Esses componentes são responsáveis pela fluidez das membranas e são moléculas polares e por isso interagem bem tanto com compostos lipossolúveis como hidrossolúveis. São duas camadas de fosfolipídios formadoras das membranas.
Outros lipídios diferentes dos fosfolipídios podem ser encontrados nas membranas celulares. Podemos citar os

Relacionados