Transprotes da membrana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Disciplina: Teorias Fundamentais de Saúde
Professora: Roberta Merino Masina
Aula 5

Transportes de Membrana

Citologia:

Ø        Etmologia: do grego kytos = célula e logos = estudo.
Ø        Conceito: parte da Biologia que se ocupa do estudo da célula relativamente à sua estrutura, suas funções e sua importância.
 
 Descobertas:
 
Ø        Robert Hooke (1665) – primeira observaçãode células em fragmento de cortiça.
Ø        Theodor Schwann (1839) – conclui que todos os seres vivos são formados de células.
Ø        Rudolf Virchow (1858) – afirma que toda célula é proveniente de outra célula.
Membrana Plasmática : Funções gerais e Propriedades
As células encontram-se individualizadas, separadas do meio externo através de envoltórios. Estes devem ter características taisque, se por um lado isolam o interior da célula do meio externo, por outro propiciam trocas de substâncias com este meio. Sem trocar substâncias com este meio externo ( intersticial, espaço entre as células), a célula não pode se manter viva, pois precisa receber nutrientes e oxigênio e eliminar resíduos do seu metabolismo. O envoltório presente em todos os tipos de células é a membrana plasmática.A estrutura de todas as membranas externas e internas das células está baseada num mesmo padrão conhecido hoje como modelo do mosaico fluido. A membrana plasmática é constituída por uma dupla camada fosfolipídica que delimita a célula, e por proteínas que encontram-se imersas em sua camada fluída de lipídios que formam verdadeiras “portas” de passagem.

Ação de cada categoria de compostosorgânicos na superfície celular:
a) Fosfolipídios:
   Esses componentes são responsáveis pela fluidez das membranas e são moléculas polares e por isso interagem bem tanto com compostos lipossolúveis como hidrossolúveis. São duas camadas de fosfolipídios formadoras das membranas.
Outros lipídios diferentes dos fosfolipídios podem ser encontrados nas membranas celulares. Podemos citar osglicolipidios (2% do total de lipídios) voltados para a face externa da membrana  e o colesterol abundantes nas células animais.
b) Proteínas:
Embora as proteínas correspondam a 50% do peso da membrana elas tem dimensões bem maiores que os fosfolipídios e conseqüentemente o numero de moléculas de proteínas é bem menor que o de lipídios. A proporção é de 1 para 50 ou menos. As proteínas são os componentesmais versáteis funcionalmente e além de sustentarem a membrana, agem como canais de passagem de certas moléculas, receptores de sinais químicos, enzimas, permeases e bombas para transportes ativos. As proteínas existentes no mosaico fluido dão identidade a cada célula. Dependendo da posição da proteína na membrana podemos chamá-la de periférica ou integral.
c) Glicídios e o Glicocálice:Os ramos de muitas proteínas e fosfolipídios que ficam voltados para o meio externo estão cobertos de açúcares. Essa capa de açúcares na membrana é chamada de glicocálice e é componente intimamente associado à proteção e ao reconhecimento de substâncias que aproximam-se das células.
O reconhecimento celular adequado é muito importante para realização de processos biológicos como a defesa docorpo por leucócitos, organização das células em tecidos e órgãos durante o desenvolvimento embrionário e a inibição por contato percebido durante o processo de cicatrização de tecidos lesionados.
* Esse conjunto de características estruturais das camadas de lipídios e proteínas imersas, conferem a membrana plasmática a sua chamada permeabilidade seletiva: a medida que é isolada do meio externo,controla o que pode ou não passar.
Funções gerais da membrana plasmática:

a) Proteção do conteúdo citoplasmático;
b) Definição da forma da célula; 
c) Controle de entrada e saída de substancias da célula;
   Das funções apresentadas, pode-se afirmar que a mais nobre é o controle das trocas de substâncias entre os meios intracelular e extracelular. A membrana pode ativamente evitar a...
tracking img