transportes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8379 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

No inicio os homem se locomovia na caminhando (a pé) às vezes percorriam longas distancia e muita das vezes descalças. Conforme a medida que o homem se desenvolvia intelectualmente começaram a desenvolver transporte anatômico fazendo-se os primeiros sapatos usando coro de animais para proteger seus pés que dava condições para chegar mais longe. Segundo alguns pesquisadores ostransportes aquáticos foi uns dos primeiros transportes, ainda surgido na pré-história com troncos de madeira, juncos e bambus eram construído canoas e botes (imagem. 1).
(Fonte: www.sitedecuriosidades.com.br).


Imagem 1- transporte canoa
(Fonte: www.wikipedia.org/wiki/Canoa).

O trenó (imagem- 2) possivelmente foi o pioneiro no transporte terrestre uma espécie de prancha de maneira tracionadapor algum animal caseiro como cachorros e até mesmo por pessoas (imagem 2.2). Depois que animais como cavalos, bois camelos burros passaram a ser útil para locomoção humana. Mas uns dos elementos mais importantes para a proporciona o beneficio da locomoção foi à descoberta da roda provavelmente a 3000 a. C na Mesopotâmia, apesar de ser uma revolução para época ela era rudimentar e muito pesadaporem ela torno o transporte tracionado pó animais muito mais eficaz.
(Fonte: www.sitedecuriosidades.com.br).







Imagem 2- Trenó
(Fonte: www.pt.wikipedia.org).

Na antiguidade, foram construídas estradas, sendo pavimentadas com pedras, para facilitar a passagem dos veículos com rodas para diversos fins como comercio, construção civil e outros. Os egípciosforam os primeiros povos a construir estradas, porem os que se mais destacaram foram os romanos, que tinham como intenção ligar Roma aos territórios dominados pelo seu grandioso império. (Fonte: www.sitedecuriosidades.com.br).
Os primeiros veículos com rodas eram puxados por bois, depois por asnos e finalmente por cavalos (imagem 2.1), pouparam muito trabalho e muito
cansaço ao homem.
(Fonte:www.sitedecuriosidades.com.br).


Figura 2.1- veículo puxada por cavalos
(Fonte: www.sites.google.com.br).





Imagem 2.2- Transporte tracionada por pessoas
(Fonte: www.museudantu.org.br/Brasil/serpentina2.jpg&imgrefurl).
















1- EVOLUÇÃO

Os meios de transporte e formas de transporte não ficaram parados no tempo, muito pelo contrario, eles evoluíram conformeo tempo e necessidades dos humanos, hoje, podemos dizer que vencemos a distância: a velocidade nos permite chegar cada vez mais longe em menos tempo. Para chegar a esse nível de grande eficiência, os transportes precisaram evoluir de acordo com os conhecimentos que a humanidade ia adquirindo.
(Fonte: www.sitedecuriosidades.com.br).

1.1- Marítimo

Por volta de 2.500 a.C., barcos egípciosestabeleceram o comércio entre a foz do Nilo e a Terra de Canaã, enquanto a civilização Suméria navegava entre os Rios Eufrates e Tigre, saindo do Golfo Pérsico e estabelecendo comércio com a Índia. A 800 a.C. os Fenícios estabeleciam colônias na Espanha e norte da África. Os romanos utilizaram as “Galeras ou Galés”, barcos com uma vela quadrada em um único mastro, que também era movido a remo, paramanobras de guerra e maior aceleração da embarcação. Os remadores eram escravos e condenados, forçados a trabalharem a base de chicotadas até a exaustão, que levavam a morte. A navegação no Mediterrâneo dependia da habilidade do marinheiro em reconhecer as direções do vento para a realização da travessia desejada. Nascia então a Rosa dos Ventos. Os vikings durante os séc. VIII e XI, também foramgrandes navegadores, seus barcos eram chamados de “Dragões” e possuíam grande destreza em manobras de guerra Lendas antigas contam que este povo, foi o primeiro a conquistar o continente americano. A expansão Marítima (imagem 3), no século XV contou com todo conhecimento científico sobre os ventos, a invenção do astrolábio e da bússola, a construção das caravelas facilitou a saída dos europeus...
tracking img